domingo, 27 de março de 2016

Exposição em homenagem a atriz Berta Loran com 90 anos de humor na Sala Carlos Couto


A atriz Berta Loran completará 90 anos em março 2016 e será homenageada com a exposição “Berta Loran, 90 anos de talento, humor e amor”, que poderá ser vista a partir do dia 29 de março na Sala Carlos Couto.  A noite de abertura contará com a presença da atriz e com o lançamento do livro “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR- Uma homenagem de João Luiz Azevedo ao Talento de Berta Loran”.
A exposição contará com fotos do acervo pessoal, objetos e recordações dos diversos trabalhos realizados por Berta no cinema, teatro e TV, cartazes, cartas e bilhetes, e ainda, depoimentos e caricaturas feitas por grandes artistas em sua homenagem.
O livro escrito por João Luiz Azevedo, idealizador da exposição e diretor do Projeto, contará a vida de Berta, seu nascimento na Polônia, sua chegada ao Brasil, o ingresso na carreira, as dificuldades, os principais trabalhos e prêmios, as grandes parcerias, curiosidades, além de conter a reprodução de depoimentos de grandes personalidades da cultura brasileira sobre a atriz.
Sobre a atriz
Em 1937, aos 11 anos, Basza Ajs mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se num sobrado na Praça Tirandentes, RJ. Ingressou no teatro por incentivo do pai, no início da década de 1940, passando a adotar o nome artístico Berta Loran.
Seu primeiro papel para profissional foi interpretado em uma revista, em 1952, aos 26 anos, no palco do Teatro Carlos Gomes. Na TV fez sua estreia no programa Espetáculos Tonelux, na saudosa TV Tupi.  No cinema, estreou em 1955, no período das chancadas brasileiras. Depois de sucessos no teatro e de ter passado pela tv Record, em 1966, foi convidada por Boni para trabalhar na Rede Globo, em um programa intitulado Bairro Feliz Bairro, descobrindo seu talento humorístico.
De ai em diante Berta não parou mais, fez parte de mais de 15 filmes, 25 programas de sucesso entre eles Balança mais não cai, Faça Humor não faça guerra, Viva o Gordo, Escolinha do professor Raimundo, e inúmeras peças de teatro. Ao longo de sua carreira Berta contracenou com os maiores nomes do teatro, tv e cinema brasileiros, e podemos dizer, sem sombra de dúvida que a carreira desta grande atriz se confunde com a própria historia da cultura Brasileira.


Serviço
Exposição “Berta Loran, 90 anos de talento, humor e amor”
Abertura: 29 de março
Horário: 18 horas
Visitação: 30/03 a 29/05, de terça a sexta das 10h às 18h; sábado e domingo das 15h às 18h.
Entrada Gratuita
Local: Sala Carlos Couto (anexa ao Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário