terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Única apresentação do espetáculo ‘Chica’ no Sesc Nova Iguaçu


Nesta quarta-feira 9 de dezembro, às 20h, será realizada apresentação única do espetáculo ‘Chica’, dirigido pela coreógrafa Carmen Luz e dançado pelos bailarinos Amanda Corrêa, Ana Lucia Gregório, Mayra Avellar, Tássia Gramacho, Alison Moreira e Elton Sacramento, da Cia. Étnica de Dança. A peça faz parte da programação de celebração do mês da consciência negra no Sesc, tem entrada gratuita e acontece no Teatro do Sesc Nova Iguaçu.

Desenvolvido em linguagem multimídia, o espetáculo aborda livremente a História e o imaginário sobre Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva. Realizado a partir de materiais encontrados em extensa pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o espetáculo objetiva a reflexão contemporânea sobre as múltiplas representações de Chica da Silva e sobre o corpo negro brasileiro.

A Cia. Étnica de Dança foi criada em 1994, no Rio, e seu trabalho (espetáculos de dança, teatro, vídeos, pesquisas, intervenções, projetos socioculturais em favelas e gestão de equipamentos públicos) investe na criação de um mapa contemporâneo de gestos e movimentos onde convivem e se interpenetram elementos das tradições negro-brasileiras e diversos legados artísticos de diferentes povos e épocas.

Mês da consciência negra no Sesc - Os negros são a maior parcela da população brasileira: de acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), pretos e pardos são quase 53% dos brasileiros. Apesar disso, ainda são muitos os desafios enfrentados pelos afrodescendentes no dia a dia: salários menores, menos oportunidades de estudo e trabalho, desconfiança policial, entre outros. Diante deste quadro controverso, o Sesc Rio aproveita o Mês da Consciência Negra para discutir questões contemporâneas do negro no Brasil e celebrar o legado afrodescendente na cultura nacional com a programação “ÍMÓ: o despertar da consciência”, que reúne artistas e estudiosos em debates e apresentações culturais.



 ‘Chica’ no Sesc Nova Iguaçu (divulgação)



SERVIÇO:
Espetáculo ‘Chica’ no Sesc Nova Iguaçu
Dia: 9/12 (quarta-feira), às 20h.
Local: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Sesc Nova Iguaçu (teatro)
Informações: (21) 2797-3001
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita