quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Histórias & Memórias da Música Pop Brasileira no Teatro Nelson Rodrigues no Rio de Janeiro


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta  no período de 23 a 25 de novembro, o projeto Histórias & Memórias da Música Pop Brasileira, encontro promovido por Charles Gavin, pesquisador e baterista dos Titãs, que reúne palestra, entrevista e música ao vivo, com participação de Joyce, Wilson das Neves e Leila Pinheiro. O projeto esteve em cartaz na CAIXA Cultural Brasília no mês de outubro deste ano, com grande sucesso de público.
A cada encontro, Charles Gavin tece sua trajetória como músico, baterista de grupos de rock e dos Titãs durante quase 30 anos, e passa em revista tópicos da história da música pop brasileira. Tudo ocorre numa divertida e interativa palestra, em que ele fala também de seus projetos de pesquisa, resgate da memória da MPB e suas derivações.
Ao final da palestra, Charles convidará um grande nome da música brasileira para falar sobre suas experiências e sua carreira. Acompanhado de sua banda, ele chama o entrevistado para um pocket show no palco da CAIXA Cultural. Veja a programação das sessões musicais.


Programação:

23 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Músico convidado: Joyce 

24 de novembro (sábado)
Horário: 19h30
Músico convidado: Wilson das Neves

25 de novembro (domingo)
Horário: 19h30
Músico convidado: Leila Pinheiro

 
 


Serviço:
Espetáculo “Histórias & Memórias da Música Pop Brasileira”
Data: 23 a 25 de novembro
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Av. República do Chile, 230 Centro (Metrô: Estação Carioca)
Horário:19h30
Informações: (21) 2262-8152
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam Meia.
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação máxima: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural www.caixa.gov.br/caixacultural

Por que Bursite e Tendinite tornaram-se doenças tão comuns nos dias atuais?

O reumatologista, Carmo de Freitas, que é membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia e um dos pioneiros da área na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, chama a atenção para duas doenças reumáticas que não estão no grupo das mais temidas, mas que são cada vez mais frequentes e podem influenciar muito na qualidade de vida de uma pessoa.
A Bursite é a inflamação de uma bolsa, chamada Bursa, que fica localizada próxima às articulações e cuja função é evitar o atrito entre duas estruturas (por exemplo, tendão e osso ou tendão e músculo) ou proteger as proeminências ósseas.
“Qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente, como artrite”, alerta Dr. Carmo de Freitas.
Já a Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. “Com a difusão da informática, a Tendinite tornou-se uma importante doença ocupacional que afeta cada vez mais pessoas”, afirma o reumatologista.





Como ficam as crianças e adolescentes que usam por tempo constante em aparelhos eletrônico?

Para responder a esta questão, Dr. Carmo de Freitas lembra que o tema foi debatido em uma das reuniões da Liga Européia contra o Reumatismo (EULAR), da qual ele participa todos os anos.
“Na oportunidade, foram abordados os problemas físicos que podem advir da manipulação de video-games, computadores e celulares em braços, ombros, mãos e dedos de crianças e adolescentes”, conta o médico.
Idealmente, as crianças e adolescentes deveriam passar de uma a três horas utilizando esses equipamentos e em condições ergonômicas favoráveis.
“Isso significa teclado não plano, mas inclinado, cadeira adequada para permitir o encosto e monitor na altura dos olhos”, orienta Dr. Carmo.
Ainda segundo ele, sempre que possível, a criança deve digitar sentada com os joelhos a 90º graus e os pés no chão ou apoiados em um banquinho. Quanto aos controles remotos, a escolha deve ser direcionada para os mais ergonômicos.
“Além disso, devo lembrar também que longas horas nesses aparelhos, principalmente, a noite, mexem com o sono de quem os usa e isso pode causar fadiga, estresse e até dores”, enfatiza o médico.

Max Robert e Marcê Porena apresentam o primeiro clipe Pouco Tempo

O músico e compositor Max Robert e a cantora e compositora Marcê Porena começam a preparar o CD Entre a mata, o mar e o amor. A primeira música apresentada é Pouco tempo, que ganhou clip disponível no Youtube (http://youtu.be/N8kpKs2rTOo).
A gravação tem arranjo de Max Robert, que toca violão, Marcê Porena (voz) e participações de Silvia Braga (harpa) e Luciano Corrêa (cello).
Com onze músicas, o álbum ressalta as belezas do Brasil, valoriza a música popular, busca origens, cultura e o diálogo com a natureza. Depois de cinco anos de composições e estudos intensos o projeto está prestes a se tornar realidade.
Este será o terceiro álbum do compositor e instrumentista Max Robert, que busca agora focar em seu trabalho autoral. Junto à intérprete Marcê Porena é a primeira vez em que os dois artistas compõem uma obra juntos.
Em Entre a mata, o mar e o amor Max e Marcê afirmam-se como compositores, ratificando a consistência de suas carreiras.

Max Robert e Marcê Porena (divulgação)

A previsão de lançamento será para 2013. Os bastidores e toda a preparação do álbum está sendo registrada no blog criado pelos artistas no endereço http://maxrobertmarceporena.blogspot.com.br/ e também pelo perfil no Facebook em www.facebook.com/maxrobertemarceporena.
Veja em primeira mão o clipe:
Pouco tempo no Youtube: http://youtu.be/N8kpKs2rTOo

Exposição Flávio Damm – Passageiro do Preto& Branco – Fotografias 1946-2012 na Caixa Cultural Rio de Janeiro


 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013, a exposição“Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012”,com 80 fotografias de um dos mais experientes fotojornalistas do Brasil. Com curadoria do designer Felipe Taborda e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição reúne registros de mais de 65 anos de carreira de Flávio Damm.
Durante a temporada, serão realizados dois encontros com o fotógrafo e o público na CAIXA Cultural, nos dias 4 de dezembro (terça-feira) e 8 de janeiro (terça-feira). Flávio Damm, que atualmente reside no Rio de Janeiro, vai falar sobre sua carreira, suas experiências e comentar sobre o papel da fotografia na atualidade.
Todas as fotos que compõem a exposição são em preto e branco e não passaram por nenhum tipo de edição ou cortes, ao estilo do francês Henri Cartier-Bresson, um dos artistas mais influentes da história da fotografia, de quem Flávio Damm é admirador e seguidor.
 A mostra –que esteve na CAIXA Cultural Curitiba de agosto a outubro de 2012 –revela uma concepção artística da fotografia, apresentando, em cada peça, um instante único e mágico, que não se repete e guarda uma imagem que celebra a sensibilidade e a graça do olhar atento do artista para a vida cotidiana.
“Em contraponto com a visão operacional da fotografia, proporcionada pelo rápido avanço tecnológico, a exposição propõe uma experiência estética única aos visitantes. A intenção é estimular a capacidade criativa do público, proporcionar a valorização do aspecto qualitativo da prática fotográfica digital, tão popular nos dias de hoje”, explica o curador Felipe Taborda.

Biografia
Flávio Silveira Damm nasceu em Porto Alegre em 1928 e começou a se interessar por fotografia aos 11 anos, ao ver retratadas as imagens da Segunda Guerra Mundial, em um jornal. Quando soube que os responsáveis pela captura daquelas cenas eram fotojornalistas, que estavam ali para “ver pelos outros”,imediatamente descobriu o que queria fazer.
Flávio começou a fotografar aos 14 anos e, em 1946, publicou sua primeira foto, na Revista do Globo. Trabalhou por mais de 10 anos na revista O Cruzeiro e teve fotos publicadas em jornais e revistas de todo o mundo. É colunista de fotojornalismo da revista Photo Magazine há oito anos e está trabalhando no livro “Vejo Lisboa”, resultado de sete meses fotografando a capital portuguesa. Seu arquivo possui 60 mil negativos em preto e branco. Por opção, só opera com luz ambiente e em formato 35 mm, não utiliza equipamento digital e nunca fotografou em cores.

 


Serviço:
Exposição “Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012”
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Visitação: 27 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Palestra: 04/12/2012, às 18h30
Entrada franca
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Feijoada Caciqueana homenageará os ex-integrantes do Grupo Fundo de Quintal Flavinho Silva e Cleber Augusto neste domingo em Olaria

O bloco carnavalesco mais querido da Cidade Maravilhosa realizará neste domingo, 25 de Novembro a sua tradicional feijoada e prestará homenagens a Cleber Augusto e Flavinho Silva, ex-integrantes do Grupo Fundo de Quintal que serão festejados pela tribo do samba a convite do líder Bira Presidente.
Cleber Augusto compositor, instrumentista, cantor, violonista de seis e sete cordas, é considerado um dos principais compositores do Grupo Fundo de Quintal, do qual foi integrante por 24 anos. Em 2003, seguiu a carreira solo e manteve as parcerias bem sucedidas nas composições que escreveu com inteligência e sagacidade, característica marcante do conteúdo de suas letras, emplacando sucessos que são cantados por ícones da música brasileira.
Flavinho Silva foi vocalista do Grupo Fundo de Quintal nos últimos quatro anos, também é compositor, cantor e instrumentista. Com o Grupo Fundo de Quintal participou de centenas de shows e gravou o CD Nossa Verdade.
Cleber Augusto e Flavinho Silva realizaram o sonho de estar entre este seleto grupo de músicos que figuram em brilhante carreira por mais de trinta anos, e são responsáveis por influenciar a maioria dos sambistas. Em seu legado constam expoentes como: Arlindo Cruz, Sombrinha e Jorge Aragão, artistas que ajudaram a consolidar o samba brasileiro, nacional e internacionalmente, com o grupo de sambistas mais premiado do país.
Atualmente Cleber Augusto e Flavinho Silva se dedicam em seus projetos pessoais, Cleber Augusto está às vésperas de gravar um DVD com a participação de artistas cantando toda sua obra composta ao longo desses anos, enquanto Flavinho está em estúdio com o projeto do primeiro CD solo, que pretende lançar após o carnaval de 2013. Ambos continuam se apresentando em casas de shows e rodas de samba pelo Brasil, cantando encantando com seus sucessos, no repertório de Cleber não podem faltar às emblemáticas músicas: Minhas andanças /Amor não é por aí /A Amizade e Fera no cio, dentre as centenas de obras que compôs.
Flavinho tem na canção Fé em Deus um de seus maiores sucessos, seja na voz de Diogo Nogueira ou pelo Grupo Fundo de Quintal, assim como as músicas To fazendo a minha parte tendo como parceiro Gilson Bernini e Amor profundo fruto da parceria com Rafael Delgado.
A feijoada reunirá sambistas de todas as partes do País será servida a partir das 13 horas, quando no palco do Cacique de Ramos o Grupo Voz Ativa mostra a majestade do samba de raiz.
Para consagrar o maior evento do calendário caciqueano, as pratas da casa, o Grupo Quinteto Cacique e o mestre do partido alto: Renatinho Partideiro assumem a roda de samba, às 17 horas. A entrada será de graça como de costume em todos os eventos do Cacique de Ramos, que fica na Rua Uranos, 1326 em Olaria.

Flavinho Silva e Cleber Augusto (divulgação)
Serviço:
Feijoada Caciqueana homenageará os ex-integrantes do Grupo Fundo de Quintal Flavinho Silva e Cleber Augusto
Data: 25 de Novembro (domingo)
Horário: 13 horas
Atrações: Grupo Voz Ativa, Renatinho Partideiro, Quinteto Cacique, Flavinho Silva e Cleber Augusto.
Quadra do G.R. Cacique de Ramos
Rua Uranos, 1326 – Olaria - Rio de Janeiro
Mesas: R$ 10 / Feijoada:  R$15 (o prato)
Entrada GRATUITA

Denise Pinaud e Ricardo Gilly se apresentarão neste sábado em duo no Bistrô MAC



Os amigos e amantes da música Denise Pinaud e Ricardo Gilly se encontram, neste sábado, no Bistrô MAC para apresentar uma leitura muito pessoal da bossa nova e de outras bossas. A cantora e o violonista fazem show intimista com composições de Vinícius de Moraes, Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Nara Leão, Baden Powell e Luiz Bonfá, além das bossas de Djavan, Gonzaguinha, João Donato, Marcos Valle, Caetano Veloso, entre outros.
Ricardo Gilly é violonista, compositor e arranjador. Já editou mais de 80 songbooks pelas editoras Lumiar (Almir Chediak), Jobim Music e Acari Records. Entre os livros mais conhecidos estão o Cancioneiro Jobim –obras completas para piano, Cancioneiros Vinicius de Moraes, Moacir Santos e Chico Buarque, A música de Djavan (Luanda Records) e os Songbooks de Noel Rosa, Gilberto Gil e João Bosco.
Denise Pinaud tem formação clássica de Piano e Violino, lançou-se como intérprete em 1998 sendo considerada pela crítica local de Nova Friburgo, cidade onde residiu por 19 anos,“Cantora Revelação” no ano de1999.
Seu primeiro CD – “Primeira Audição” – produzido pelo Selo Niterói Discos, mereceu a crítica do Jornalista Mauro Dias- Jornal Estado de São Paulo - “ Mais uma musa da Bossa Nova”.
Indicada pela Secretaria de Cultura de Niterói ao Projeto Pixinguinha, é selecionada e realiza turnê pela região nordeste, ao lado de Francis Hime, Celso Viáfora e Fabiana Cozza. Os shows que aconteceram nas cidades de Vitória da Conquista (BA); Salvador; Aracaju; Maceió; Recife; João Pessoa; Campina Grande (PB) e Fortaleza, foram sucesso de público e crítica. Fez parte do corpo de solistas do Coral Cantomusarte e da Banda Sinfônica Campesina Friburguense. Por se destacar em seu trabalho de bossa nova, recebeu o Troféu Vinícius, premiação idealizada na década de 80 pelo Produtor Cultural Afonso Freitas.
Pinaud participa de shows de Ivan Lins e Celso Viáfora e divide palco com o Show-men Luiz Carlos Miele, em shows de Bossa Nova realizados em 2007 e 2008.
Completando 10 anos de carreira, comemora os 50 anos da Bossa Nova em turnê pela Europa – Suíça (Basel; Zürick; Luzern; Locarno) e Alemanha (Frankfurt), acompanhada do pianista e arranjador Kuko Moura. Shows realizados com muito sucesso, rendeu-lhe o adjetivo de“Cantora Carismática” pela imprensa Suiça.
Com seu segundo trabalho gravado “...e por falar em paixão” traz leituras de Bossa Nova com novos arranjos de Kuko Moura, além de músicas inéditas de Jozi Lucka , Lucina e Ivan Lins com Celso Viáfora. Traz também um remix de “Deixa” composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Buscando a simplicidade no cantar, Denise Pinaud resgata a interpretação original da Bossa Nova.

Ricardo Gilly e Denise Pinaud no Bistrô MAC (divulgação)

 Serviço:
Denise Pinaud em duo com Ricardo Gilly no MAC
Data: 24 de Novembro (sábado)
Horário: 21 horas
Bistrô MAC
Museu de Arte Contemporânea, Mirante da Boa Viagem, s/n.
Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h. Sextas e sábados aberto para jantar, até o último cliente
Não será cobrado couvert artístico
Serviço de manobrista: R$ 5
Reservas: 2629-141
www.denisepinaud.webnode.com

Show de Ricky Vallen nesta sexta-feira na Nova Caiçara Show em São Gonçalo



Com repertório repleto de estilos variados, sobretudo MPB de qualidade, o cantor Ricky Vallen retorna à Nova Caiçara Show, nesta sexta-feira 23 de Novembro, a partir das 22 horas, em São Gonçalo. Canções como “Vidro Fumê” (trilha sonora da novela Negócio da China), “Pra Ser Amor” (novela “Viver a Vida”) e “Sei Lá” (primeira composição solo), da novela “Ti Ti Ti”, todas da Rede Globo, também irão compor a lista sonora do artista. A abertura da noite terá Fernando Borges e Lara Klaus, tocando disco dance, pop e soul music.
Ricky Vallen conseguiu formar uma história de vitórias no cenário musical. Natural de Volta Redonda, começou aos nove anos cantando em bares e restaurantes, tudo aconteceu muito rápido para este grande artista. Reconhecido por sua voz belíssima e carisma, interpreta releituras de grandes nomes da música popular, como Zezé di Camargo e Luciano, Roberto Carlos, Padre Marcelo Rossi e Ivete Sangalo. Seu CD ficou entre os mais vendidos do país.
O sucesso do cantor se explica pelo repertório eclético, que vai do jazz à mpb, passeia entre os sucessos nacionais e internacionais, tendo regravado nomes como Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues, Cartola, Nat King Cole, Edith Piaff, entre outros.
 Para abrir a noite, Fernando Borges – locutor do programa Good Times (98 FM), entre 1985 a 2008 – e Lara Klaus apresentam vasto set list, com muita disco dance, Pop e Soul Music. Um verdadeiro flashback.
 

Serviço:
Diversão garantida com Ricky Vallen
Nova Caiçara Show
Dia: 23 de Novembro (sexta-feira)
Horário: a partir 22 horas
Rua Vicente de Lima Cleto, 131, Nova Cidade - São Gonçalo
Telefones.: (21)3126-5979 / 3710-5185
Capacidade: 1.000 pessoas
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$ 20 (pista) / Mesa R$ 35 por pessoa (para quatro pessoas) / Camarote R$ 45 por pessoa (para duas ou quatro pessoas)