segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto Parangolé com Crianças amplia rede de escolas parceiras em Uberlândia

O projeto Parangolé com Crianças, apresentado pelo Instituto Algar e realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, via lei federal de incentivo à cultura, tem como foco odesenvolvimento de um processo de formação cultural baseado em canções e brincadeiras populares. O principal resultado esperado é a produção e a apresentação de um espetáculo artístico inédito, criado em conjunto com os participantes e apresentado à comunidade local. Em 2012, o projeto ampliou deduas para seis escolas parceiras atendidas pelas oficinas semanais, por meio deparceria com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia.

Oficina Parangolé com as crianças (divulgação)
Em 2011, foram 120 crianças de 6 a 14 anos atendidas. As oficinas do projeto contemplaram brincadeiras, cantigas e histórias da tradição oral brasileira que foram transformadas em espetáculo para a comunidade. Destacam-se como atividades do ano passado, a apresentação das crianças no Arraiá do Programa Algar Transforma, e no Alvorada Cultural, um grande evento que mobilizou mais de 500 pessoas.
Ambos os eventos aconteceram no CESAG - Clube Esportivo e Social Alexandrino Garcia, no bairro Alvorada, mesmo local onde acontecem as oficinas que são ministradas todas as terças e quartas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.
Em seu segundo ano de atividades, o projeto está atendendo 92 crianças e adolescentes que estão tendo a oportunidade de vivenciar elementos do patrimônio cultural imaterial e exercer a criatividade paraa produção de um novo espetáculo artístico, o qual terá uma pequena mostra no mês de julho em mais uma mobilização cultural no bairro Alvorada.
Segundo Viviane Rodrigues, coordenadora das oficinas do projeto, “desde o princípio, os participantes foram convidados a produzir coletivamente uma apresentação artística. Para isso, são desenvolvidas atividades voltadas às brincadeiras populares, canções que remetem à imagem das próprias brincadeiras, da infância, do lúdico e de músicas de domínio público com intuito de ampliar e aprimorar o repertório cultural do grupo e, com isso, colaborar na produção coletiva de um produto cultural.” Os participantes do projeto Parangolé com Crianças se apresentarão no evento Alvorada Cultural, que acontecerá no dia 07 de julho no Clube CESAG, com entrada franca.
Confira as escolas atendidas pelo projeto: E.E. Lourdes de Carvalho, E.E. Professor Ederlindo Lannes Bernardes, E.M. Eugênio Pimentel Arantes, E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Irene Monteiro Jorge e E.M. Joel Cupertino.
Para saber mais, acesse:
www.emcantar.org
www.institutoalgar.org.br/algartransforma

Projeto Choro em Dois no Teatro Carlos Carvalho em Porto Alegre

Os Correios apresentam, nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Projeto Choro em Dois, no Teatro Carlos Carvalho, com apresentações em duos formados por consagrados músicos do cenário instrumental brasileiro: Joel Nascimento e Fernanda Canaud, Marcus Tardelli e Lula Galvão, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise.
É consenso que o choro como gênero ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento da música brasileira de expressão popular. Chegou-se a falar que, para estudar contraponto, o melhor método seria simplesmente acompanhar as peripécias de Pixinguinha nos contracantos que desenvolvia junto a Benedito Lacerda, seu parceiro flautista. De todo modo, é correto afirmar que a riqueza do choro é tamanha que é em sua tradição que se forma uma boa parte dos artistas brasileiros que se dedicam à música instrumental. Buscando uma nova forma de abordar esse gênero que fugisse ao já tão conhecido grupo formado por violões, cavaquinho e pandeiro, o projeto "Choro em Dois" apresenta ao público o choro na visão de duos de destaque na música instrumental nacional, trazendo instrumentos como a flauta, o piano, o sax, e o bandolim.
Cada um desses instrumentos traz em si uma tradição própria. O choro pianístico de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, por exemplo, influenciou mais de uma geração de compositores de nossa música popular. O violão brasileiro que bebeu do choro apresenta uma linhagem de nomes digna de nota em qualquer tradição musical: João Pernambuco, Quincas Laranjeira, Dino 7 Cordas e, mais recentemente, Raphael Rabello. Os instrumentos de sopro, representados no projeto pela flauta e pelo sax de Mauro Senise, trazem à lembrança outro rol de nomes marcantes, como Pixinguinha, Luiz Americano, K-Ximbinho e Abel Ferreira. E é através desse grande leque de tradições e cultura que o projeto "Choro em Dois" conversa intimamente com o público, de uma forma diferente e versátil.


Serviço:
Projeto Choro em Dois
Dias: 29, 30 e 31 de maio (terça, quarta e quinta)
Local: Teatro Carlos Carvalho
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre
Horário: 20 horas
Classificação: Livre
Entrada: Um quilo de alimento não perecível que será doado para a Cruz Vermelha
Obs.: A apresentação do dia 31/05 se trata de evento fechado para alunos da rede pública

Apresentação única do documentário Médicos Sem Fronteiras no cinema da Caixa Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro exiberá nesta terça-feira, 29 de maio, às 19 horas, em sessão especial e gratuita, o documentário MSF: (Un)Limited, da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). O filme traz reflexões sobre o trabalho desses profissionais de saúde e aborda os dilemas que a organização enfrenta para levar cuidados médicos às vítimas dos mais diversos lugares.
Após a sessão, haverá um bate-papo com Tyler Fainstat, diretor executivo da MSF Brasil; Vanessa Cardoso, psicóloga que já foi à Palestina, Sudão do Sul e Líbia com Médicos Sem Fronteiras; e Alessandra Vilas Boas, diretora de comunicação do escritório brasileiro, que já esteve em diversos projetos de MSF.

DocumentárioEntre as situações apresentadas no documentário estão o terremoto que destruiu o Haiti, em 2010; o genocídio de Ruanda, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas por conta da etnia a que pertenciam, e a fome na Etiópia nos anos 80, entre outras.
Em um dos trechos, o médico Ronny Zachariah, que estava em Ruanda na época do massacre, lembra dos colegas de trabalho que morreram durante um ataque àsdependência de Médicos Sem Fronteiras. “Os profissionais de MSF foram removidos à força. Suas identidades foram cuidadosamente examinadas, para verificar a etnia. Os tutsis foram colocados de um lado, os hutus foram colocados do outro lado. Então, a milícia deu aos profissionais de MSF que eram hutus armas e facões para que matassem os colegas tutsis. Os que se recusaram foram golpeados até morrer, da forma mais cruel possível. Perdemos 50 profissionais”, conta.
O filme faz parte das atividades realizadas para marcar os 40 anos de Médicos Sem Fronteiras e já foi apresentado em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Brasília e Curitiba e Salvador.

Sobre Médicos Sem Fronteiras
Em 1999, a Médico Sem Fronteiras recebeu o prêmio Nobel da Paz. A organização humanitária internacional leva ajuda médica de emergência a vítimas de conflitos armados, epidemias, desastres naturais e a pessoas excluídas do acesso à saúde.
 A MSF, que acaba de completar 40 anos, conta hoje com cerca de 28 mil profissionais, trabalhando em mais de 65 países e possui escritórios em 22 países, inclusive no Brasil. Criada em 1971 por médicos e jornalistas, a organização também tem o compromisso de denunciar o sofrimento de seus pacientes e os obstáculos que impedem a oferta de ajuda. A MSF atua nas áreas médica, logística, administrativa, finanças e comunicação.

Documentário MSF: (Un)Limited na Caixa Cultural (divulgação)
Serviço:
Filme MSF: (Un)Limited
Sessão seguida de bate-papo com profissionais da organização
Entrada gratuita (Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão)
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Data: 29 de maio (terça-feira)
Horário: 19 horas
Lotação: 80 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Classificaçãoetária: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programaçãocompleta da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Apresentação única neste domingo do Grupo Sorriso Maroto na Quadra da Grande Rio em Duque de Caxias

O quinteto carioca está de volta ao Rio de Janeiro em curtíssima temporada para iniciar a turnê do seu mais recente trabalho Sorriso 15 anos. Neste domingo, 03 de Junho, a partir das 17 horas, os pagodeiros comemoram o 15º aniversário do grupo e fazem um apanhado de sucessos da sua trajetória durante o show. Novidades que já estão na cabeça da galera, como Assim você Mata o Papai, que está bombando na novela Avenida Brasil da Rede Globo de Televisão, Coisa Louca e Safadiar também estão com lugar garantido na apresentação.
O grupo da zona norte da Cidade Maravilhosa, começou como uma brincadeira entre amigos. Hoje já contabiliza quatro CDs gravados em estúdio, uma coletânea, quatro CDs ao vivo e cinco DVDs, além de ser uma das bandas mais prestigiadas no cenário musical brasileiro. Os ingressos já estão à venda a R$ 20 primeiro lote, e também podem ser adquiridos na bilheteria da quadra ou  pelo telefone 2653-8231.



Serviço
Show Sorriso Maroto
Quadra Grande Rio
Rua Wallace Soares 5 e 6, Centro - Duque de Caxias ao lado da Rodoviária de Caxias - Rio de Janeiro
Data: 3 de Junho (Domingo)
Horário: 17 horas
Classificação:13 anos
Ingressos e aluguel de camarotes: (21) 2653-8231

Palestra gratuita sobre Sustentabilidade e Exportação será tema de palestra em Uberlândia

AAGE – Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estará representada nesta segunda-feira, 28 de maio, em Uberlândia (MG) por meio do  atual responsável pela pasta de Sustentabilidade Ambiental do órgão em Brasília/DF, Renato de Oliveira Brito.
O objetivo da visita será discutir as oportunidades do mercado internacional durante a palestra que será proferida a partir das 18h30 com o tema: Sustentabilidade e Exportação: o que quer o comprador internacional?
De acordo com Renato de Oliveira Brito, o Mapa tem incentivado cada vez mais a exportação de produtos brasileiros. “Temos clareza de que os mercados internacionais de ponta querem produtos sustentáveis, e o que a Assessoria de Gestão Estratégica, por meio da pasta de Sustentabilidade Ambiental, e a Secretaria de Relações Internacionais do Mapa estão fazendo é mostrar como se pode garantir isso”, disse.
Uma das ferramentas utilizadas pelo Ministério para incentivar a exportação é AGROEX ou Seminário do Agronegócio para Exportação, um evento que pode ser realizado em qualquer município que se interesse e será voltado para produtores rurais, sindicatos rurais, associações, cooperativas, agroindústrias, distribuidores e instituições de apoio ao agronegócio em seus variados fins.
“Há grandes oportunidades lá fora e nem sempre elas são percebidas. Por isso, levamos a todas as regiões do Brasil especialistas em exportação que dão o passo a passo para atingir o mercado externo. Queremos trazê-lo para o Triângulo Mineiro, pois é uma região dinâmica que sabe aproveitar as oportunidades, berço de um grande empreendedorismo e de profissionais de excelência. Esperamos que parceiros da região venham conosco nessa empreitada”,comentou Renato.
Este e outros assuntos serão tratados na sala Advanced 02 (bloco E – piso A) do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. O evento fará parte de um ciclo de palestras realizado mensalmente pela instituição de ensino, chamado Desafios e Oportunidades
Após a palestra, haverá uma coletiva de imprensa com o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a qual será necessário confirmar presença através do telefone: (34) 3235-7826.

Sustentabilidade (divulgação)


Serviço:
Palestra “Sustentabilidade e Exportação: o que quer o comprador internacional?”
Dia: 28 de maio (segunda-feira)
Horário: às 18h30
Sala Advenced 02 (bloco E – piso A) - CentroUniversitário do Triângulo – UNITRI
Entrada Franca

Show com o cantor Bebeto, o Rei dos Bailes e Banda Real Dance neste sábado em Bento Ribeiro

Neste sábado, 02 de Junho, a partir das 20 horas, o Clube 4 Linhas irá se transformar numa grande pista de dança, com sucessos que encantaram o público nas décadas de 70, 80 e 90.
Atendendo a pedidos da grande legião de fãs, o cantor Bebeto que é considerado um dos grandes nomes do samba-rock no País estará pela primeira em Bento Ribeiro. No show, ele mostrará os maiores sucessos de sua carreira. Entre as músicas da sua carreira encontra-se no seu repertório as músicas: Menina Carolina, Jessica, Nêga e Cheiro de rosa, além do clássico Praia e sol.
Quem abrirá o show será a Banda Real Dance, que é composta por doze músicos profissionais e consagrados que já tocaram nas bandas Black Rio, Vitória Régia (Tim Maia), Super Banda B (Bebeto) e Sandra de Sá.
Venha participar da grande festa do Soul e Swing num ambiente familiar e agradável. Os convites já estão à venda: Primeiro lote: R$ 10; Segundo lote: R$ 15 e na hora do evento: R$ 20. Nos intervalos terão os DJ's Claysoul e Alemão. A apresentação do evento ficará por conta do locutor, Acácio.

Bebeto em Bento Ribeiro (divulgação)

Serviço:
Show com Bebeto, o Rei dos Bailes e Banda Real Dance
Clube 4 Linhas
Rua João Vicente, 1231 - Bento Ribeiro - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2450-0383/ 7809-8142 / 123*92914
Dia: 02 de Junho (sábado)
Horário: às 20 horas
Ingressos: Primeiro Lote: R$ 10 ; Segundo lote: R$ 15 e na hora do evento: R$ 20
Classificação: 16 anos

Lançamento do CD 'Eu raio X' da cantora Isabella Taviani no Citibank Hall

A cantora carioca Isabella Taviani estreou no final de semana, o show de lançamento do quinto e independente CD Eu Raio X para os cariocas no Citibank Hall lotado. O cenário do show Eu Raio X foi feito com centenas de radiografias enviadas por fãs pelos correios mobilizados por Isabela através de uma campanha pela internet.

Isabella Taviani no Citibank Hall no Rio de Janeiro (divulgação)


Acompanhada de André Vasconcellos (guitarra, violão, baixo, teclado e intercessões sonoras), Sérgio Morel (guitarra), Marco Vasconcelos (violão e guitarras) e Pedro Mamede (bateria e percussão). No repertório de abertura da  turnê não faltaram os seus sucessos (Foto Polaroid, Digitais, Sentido Contrário, O Farol, Luxúria, De Qualquer Maneira,Último Grão, entre outras) acompanhados por todas as canções do novo CD.