quinta-feira, 24 de maio de 2012

Terceira edição do livro 'Cozinhar é preciso - Comida Portuguesa - uma história da comida e da família portuguesa no Brasil'

O restaurante comandado pela matriarca da família Dona Henriqueta Henriques que aos 74 anos, além de estar a frente da cozinha, escreveu o livro Cozinhar é Preciso, vencedor do  GOURMAND WORL COOKBOOK nas categorias BEST FIRST COOKBOOK e BEST WOMAN CHEF COOKBOOK. Foi ganhador na revista época como melhor restaurante Português, passando a frente do conceituado restaurante Antiquárius.
O livro está na sua 3ª edição e  não é simplesmente um livro de receitas que descreve os sabores e aromas da tradicional gastronomia de Portugal, é a história de vida de Dona Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio, que veio para o Brasil, aqui casou-se, teve dois filhos, abriu um restaurante com o marido e, de uma hora para outra, precisou assumir o comando da cozinha. O livro conta com o prefácio da jornalista Sandra Moreyra e fotos de Alexander Landau.
O Restaurante se encontra no bucólico bairro da Ponta da Areia - Portugal Pequeno e quem entra, logo descobre que está em uma casa portuguesa (de onde chama atenção a cozinha aberta, de onde saem pratos saborosíssimos de bacalhau e frutos do mar) e a atmosfera caseira. Os quitutes são elaborados pessoalmente pela matriarca, Dona Henriqueta Henriques que sempre sorridente, despede-se de seus clientes com ATÉ SEMPRE!!!.
A tradição portuguesa está presente na decoração com lenços portugueses, nos pratos portugueses ornamentando as paredes e no som ambiente, tocando belos fados. A casa ainda conta com os mais tradicionais doces portugueses, verdadeiro sucesso entre os clientes, além de uma extensa carta de vinhos (adega climatizada acaba de ser inaugurada com 320 rótulos e mais de 3000 garrafas) voltada principalmente para grandes vinhos portugueses.
Atualmente, a casa mantém a tradição de servir aos comerciantes locais, que prestigiam diariamente, além de receber engenheiros navais de todas as nacionalidades. Também, se destaca por ser considerada reduto de políticos, médicos e advogados das mais diversas cidades, bem como contar com a presença de celebridades, artistas e músicos famosos.



Dona Henriqueta (divulgação)

Serviço:
Restaurante Gruta de Santo Antônio
Rua Silva Jardim, nº 148,Centro - Niterói
tel: (21) 2621-5701 / 2613-0762
www.grutadesantoantonio.com.br
Funcionamento: 2ª a 4ª - de 11:30 às 17 horas /  sexta e sábado: de 11:30 as 00 / Domingo: 11:30 as 17 horas.

Samba in Sete receberá Tico do Gato neste sábado em Ramos

Tico do Gato conhecido cantor e compositor de sambas enredo se apresentará no projeto Samba in Sete, neste sábado, 26 de Maio, campeão na Academia do Samba, repetindo o feito de suaestreia em 1997, na vermelha e branca, sendo integrante da ala de compositores do Salgueiro desde então, Tico do Gato e seus parceiros, sentiram mais uma vez o sabor da vitória com o samba Cordel, Branco e Encarnado neste carnaval 2012. Alémde sambas enredo, Tico do Gato, ainda compõe sambas populares, gosta de brincarcom o gênero “ duplo sentido”.  Em seus shows Tico do Gato mistura samba de raiz e populares com muito samba enredo, além de  apresentar belas Mulatas,  que completam os espetáculos.
Sucessos como:  Demorou para Abalar com o Grupo Pirraça, Réu Confesso com Razão Brasileira e Galho na Cabeça com o Grupo Samba Som Sete, serão lembrados nesta apresentação de Tico do Gato no projeto Samba in Sete, além dos sambas enredo das consagradas escolas:  Império Serrano, Caprichosos de Pilares e Salgueiro.
O show será no Terraço do Social Ramos Clube, que fica na Rua Aureliano Lessa, 97, em Ramos, a roda de samba é comandada pelo grupo Samba de Chefe. O Samba in Sete tem classificação livre e a entrada franca.

Tico do Gato (divulgação)

Serviço:
Roda de Samba in Sete apresenta  Tico do Gato 
Data: 26 de Maio (sábado)
Terraço Social Ramos Clube
Rua Aureliano Lessa, 97 – Ramos - Rio de Janeiro
Horário:18 horas
Entrada Franca

Frio pode aumentar sintomas de doenças reumáticas

Quem nunca ouvir alguém reclamar do aumento de dores nas articulações, ou nas juntas, durante o inverno? É comum, principalmente, no sul e sudeste do País, esta associação entre frio e doenças reumáticas.
Mas, o especialista, Dr. Carmo de Freitas, que há 40 anos trabalha na área da reumatologia, tendo sido um dos seus pioneiros na região do Triângulo Mineiro (MG), esclarece que apesar do frio aumentar os sintomas, essas doenças não surgem ou pioram com a chegada do inverno.
“O que acontece é que com o frio, as pessoas tendem a se encolher, o que causa a constrição da circulação sanguínea, ou seja, os vasos ficam mais estreitos, e a contratura dos tecidos,tendões e músculos. Tudo isso para que o corpo armazene mais calor. Se o paciente possui uma lesão em uma articulação, ele terá a percepção de piora da dor, podendo ter dificuldades para se movimentar e mais rigidez nas juntas”,explica o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Segundo ele, os sintomas aumentam, principalmente, nas regiões periféricas, pés e mãos, onde a temperatura é menor e, em especial, se a pessoa tiver insuficiência circulatória afetando veias e artérias.

Doenças reumáticas causadas pelo frio (divulgação)

O que fazer?
É preciso manter o corpo bem aquecido com agasalhos e recorrer a banhos de água morna ou ao uso de bolsa térmica nas áreas doloridas, para reduzir a sensação de aumento da dor durante o frio.
“O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e favorecendo a circulação sanguínea”, justifica Dr. Carmo de Freitas.
Porém, só isso não basta. De acordo com o médico, uma atividade física orientada, de baixo impacto, pode também, além de aquecer o corpo, lubrificar as articulações, reforçar os músculos que as sustentam e, ainda, manter o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos.
No caso de persistência dos sintomas, o especialista lembra: “é sempre importante procurar a avaliação de um médico”.

Show de Emilio Santiago no inicio do mês de junho no Teatro Municipal de Niterói

Emílio Santiago se apresentará nos dias 01, 02 e 03 de junho, no Teatro Municipal de Niterói. O cantor realizou mais um sonho: a gravação do primeiro DVD pela Santiago Music, selo de sua propriedade. Sonho que tornou-se ainda mais viável por conta da repercussão do CD homônimo gravado ano passado. Só Danço o Samba foi alvo das mais belas críticas e conquistou os fãs e é esse resultado que o púbico vai ver no TMN. Um álbum que Emílio fez questão de dedicar ao "rei dos bailes, ED Lincoln" (líder da banda que dominava a cena em sua época e da qual fez parte). Com canções consideradas atemporais, o disco conseguiu a difícil unanimidade entre público e crítica especializada.
Só Danço Samba é totalmente dançante, suingado,  e resgata  sucessos do passado  antenados com a modernidade. Além dos standards, como a faixa-título Só danço samba (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes), músicas  inesquecíveis, como: olhou pra mim (Ed Lincoln/ Sílvio César), Samba de Verão (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle), Falaram tanto de você (Durval Ferreira/ Orlandivo), Sambou, sambou (João Donato/João Melo), Pra que (Sílvio César), Vou rir de você (Helton Menezes) e Na onda do berimbau (Oswaldo Nunes).  O primeiro DVD do selo de Emílio, a Santiago Music, ainda conta com obras mais recentes compostas por Mart'nália e Mombaça (Chega), e  Dona Ivone Lara e Jorge Aragão  (Tendência).
Mas não faltarão hits de carreira, como a emblemática Saigon (Cláudio Cartier/Paulo César Feital/Carlão), Verdade Chinesa (Gilson/Carlos Colla), Logo Agora (Jorge Aragão/Jotabê), Última Forma (Baden Powell/ Paulo César Pinheiro), Influência do Jazz (Carlos Lyra ) e  Eu e a brisa (Johnny Alf). E clássicos internacionais, da época em que cantava na noite, como Misty (Errol Garner/ Johnny Burke), The Blues Walk (Clifford Brown) e Solamente una vez (Agustin Lara). Nos extras, uma agradável e descontraída conversa com o cantor.
Apelidado por um dos principais críticos do New York Times de o Nat King Cole Brasileiro - pela voz aveludada e esbanjar elegância nas canções românticas - Emílio Santiago, no álbum Só Danço Samba", conforme vaticinaram os críticos, "conseguiu superar-se". Para alguns, como o conhecido e experiente  jornalista carioca Mauro Ferreira,  "Só danço samba foi um dos melhores discos do ano passado". Naturalmente, com o DVD que ainda capta outras etapas de sua carreira, as opiniões não serão diferentes. Aliás, não foi à toa que Emílio ganhou o Prêmio da Música, na categoria Melhor Cantor da MPB de 2011.


Serviço:
Show de Emilio Santiago no Teatro Municipal de Niterói
Data: 01, 02 e 03 de junho de 2012
Horário: sexta-feira e sábado, às 21 horas e domingo, às 20 horas
Valor: R$ 70
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro - Niterói
Informações:(21) 2620-1624

Comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco neste sábado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, o pneumologista Leonardo Pessôa convida especialmente os tabagistas para a palestra que acontecerá neste sábado, 26 de maio, às 13 horas, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A intenção principal será informar e estimular tabagistas a interromperem, com ousem tratamento, o tabagismo, informando-os de maneira polida e adequada e através de material educativo.      
A equipe do evento será composta por médicos pneumologistas que fornecerão orientações,e realizarão o exame de monoximetria, que será um exame simples e indolor onde a pessoa testada realiza um sopro no monoxímetro, aparelho capaz de medir o conteúdo de monóxido de carbono que se eleva em algumas situações, mas especialmente nos tabagistas e nos tabagistas passivos. Um simples sopro e o resultado será informado logo em seguida.       


            
Serviço:
Comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco
Data: 26 de maio (Sábado)
Horário:13 horas
Gratuito
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno -Varanda
Rua Lopes Trovão, s/nº,Icaraí - Niterói
Telefone: (21) 2610-5748

Cine Jazz

O baixista e compositor Charles Mingus é a atração de maio do projeto Cine Jazz, no sábado, 26 de maio, às 16 horas no auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).
O filme a ser exibido mostra umaapresentação rara do músico com seu sexteto, registrada em uma apresentação naNoruega em 1964. Charles é considerado um dos grandes compositores da históriado jazz.
Sempre com uma mostra audiovisual de médias e longas metragens sobre o gênero, seja de um artista, grupo ou um determinado instrumentomusical, o Cine Jazz tem a curadoria de Paulo Renato Rocha, produtor carioca eproprietário do acervo. Após a exibição do filme acontecerá a mesa de debate sobre o tema, com participação do baterista carioca André Tandeta.





Serviço:
Cine Jazz
Dia: 26 de maio (sábado)
Horário: 16 horas
Capacidade: 60 pessoas
Gratuito
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Auditório
Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Telefone: (21) 2620-2400

Cardápio de Botequim da Arte Sabores na sua casa

A Arte dos Sabores, comandado pela chef Rosane Martins, tem como missão estar sempre alinhada com novas tendências e acaba de criar o Cardápio de Botequim. Elaborado pensando na descontração o menu repleto de comidinhas do seu boteco preferido tem como destaque os mini sanduíches de pernil com abacaxi no pão francês, mini sanduíches de carne assada no pão francês, lingüiça na cachaça, filezinho aperitivo, rolinho de queijo coalho com melado de cana, canudinho de costelinha com purê de abóbora e bobó de camarão servido na moranga baby (preço sob consulta).

Bobó de camarão servido na moranga baby (divulgação)

Serviço:
Arte Sabores
www.artesabores.com.br

Café com talento com o Grupo Negros & Vozes se apresentará no Gut Café na sexta-feira 1º de Junho

Música de qualidade. Essa é a melhor definição para o trabalho produzido pelo grupo vocal Negros e Vozes, se apresentará na sexta-feira, 1° de junho, às 19h30, no Gut Café, o seu primeiro CD, com 12 faixas. No repertório, alguns dos destaques são a romântica Cantinho e a dançante Vem dançar comigo. O CD, que leva o título N&V, segue o gênero música à capela, em que os integrantes só utilizam a voz sem acompanhamento de instrumentos. No show, eles também prometem interpretar sucessos de Stevie Wonder e Whitney Houston.  A apresentação do grupo faz parte do projeto Café com Talento que acontece mensalmente na casa.
Todos moradores da comunidade da Grota, em São Francisco, Bira 30 anos, Anderson 28, e Cristiane 31, criaram o Negros e Vozes, mais conhecido como N&V, há 12 anos. Líder do grupo, Ubiraci Barbosa, mais conhecido como Bira, conta que a inspiração para dar os primeiros passos na carreira veio do  famoso Coral da Grota, que também nasceu na mesma comunidade. Hoje, o Negros e Vozes também já começa a romper os limites do roteiro Niterói-Rio, com apresentações em várias cidades do país, entre elas Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. “A expectativa para essa apresentação é enorme. O público pode esperar clássicos da black music nacional e internacional”, promete.
A única mulher do Negros e Vozes, Cristiane, divide seu tempo entre a profissão de doméstica e as apresentações do grupo. Já Bira e Anderson vivem da música. O primeiro dá aulas de violão e cavaquinho e, o segundo, de flauta doce e viola. Atualmente os rapazes também trabalham como monitores do Espaço Cultural da Grota, em São Francisco.  O reconhecimento do trabalho vem chegando aos poucos: em 2006 conquistaram um troféu no programa “Ação”, da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman.

Grupo Negros e Vozes (divulgação)

Serviço:
Café com talento com o Grupo Negros e Vozes
Gut Café
Avenida Sete de Setembro 131, Icaraí, Niterói
Telefone: (21) 2714-0879.
Horário: às 20 horas
Entrada Gratuita.