quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Liah Soares, a cantora mais preferida do público nacional no The Voice Brazil


Com 32 anos de idade, Liah já coleciona sucessos. Além de possuir uma bela voz, a cantora paraense se consagrou como compositora e tem sucessos interpretados nas vozes de Sandy & Junior, com Nada É Por Acaso, Pedro & Thiago, com Decidi, Wanessa, com De Onde Você Vai Surgir, e KLB, com Um Dia Acontece.
Nascida no Pará em uma família conservadora, Eliane Soares, mais conhecida como Liah, só tem motivos para comemorar. Na estreia de “The Voice”, a morena conquistou os quatro jurados e foi aplaudida de pé. Liah Soares mostrou que tem potencial ao se apresentar no programa. A bela cantou “As rosas não falam”, de Cartola, em homenagem ao seu pai e fez com que todos os técnicos apertassem o botão da cadeira, escolhendo a cantora para seus times: “Você canta divinamente, tem o comando profissional e é linda. O que é que tá faltando?”, disse Lulu Santos.
De forma descontraída, Claudia Leitte também defendeu sua vontade de ficar com a paraense no seu time: “Misturar é palavra de ordem para se chegar a algum. Se você quiser se misturar com a Bahia, me escolha”, brincou a cantora. “Encarei o desafio porque entendi que não seria um programa de calouros e que teria técnicos gabaritados. Mas ouvi muitas críticas por já ter uma carreira consolidada e me jogar de cabeça nisso”, conta Liah, sem arrependimentos: “Estou naquele patamar em que muitos sabem meu nome, mas ainda não conhecem meu rosto. E o ‘The Voice’ é o único programa que me daria essa enorme visibilidade que estou tendo agora. A vontade que eu tinha de chegar até o grande público falou mais alto e valeu a pena arriscar”, diz ela.
A cantora vem sendo a querida do programa musical da Globo. Há três semanas é preferida do público. A participante vem ganhando a preferência popular com aproximadamente 50% dos votos.
 
Liah Soares no The Voice Brazil (divulgação/TV Globo)
 
 
BIOGRAFIA

Nascida em uma família conservadora, Eliane Soares da Silva apresentou interesse por instrumentos musicais desde criança. Participou do seu primeiro festival musical com apenas 12 anos. Aos 14 anos Liah saiu da casa dos pais em São Domingos do Araguaia disposta a viver de música. Morou na casa de parentes em Santa Catarina, mudou-se para São Paulo sozinha e, onde viveu entre bares e quartos alugados. Em 2000, aos 19, a cantora e a apresentadora Angélica gravou a música Fotos no Espelho de Liah. A partir daí vários outros artistas gravaram canções dela. Entre eles KLB (Um dia acontece), Wanessa Camargo (Decidi) e Sandy & Junior, que alçaram Liah à fama ao gravarem Desperdiçou e Nada é Por Acaso.
Eliane Soares da Silva, mais conhecida como Liah (Tucuruí, 18 de janeiro de 1980) é uma cantora e compositora brasileira. Em 2003 a cantora lançou seu primeiro single, "Garotas Choram Mais", que logo alcançou um bom desempenho nas rádios brasileiras. A segunda canção lançada, "Poesia e Paixão" atingiu o primeiro lugar no Brasil e fez com que o primeiro disco da cantora, o homônimo Liah, vender em torno de 350 mil cópias e atingir o disco de platina dupla. Em 2004 canção "O Amor é Mais" entrou para a trilha sonora oficial da décima primeira temporada de Malhação. Em 24 de abril de 2005 a EMI lança o segundo disco da cantora, Perdas e Ganhos, embalado pelo primeiro single "Sere Nere", que contou com a participação do cantor italiano Tiziano Ferro, sendo uma das mais executadas daquele ano. A faixa "Tarde Demais" foi liberada como a segunda canção trabalhada ao ser incluída novamente na trilha sonora de Malhação, desta vez na décima segunda temporada. O terceiro lançamento do disco foi incluído nas trilhas sonoras das novelas Alta Estação e Cristal. O disco vendeu em torno de 100 mil cópias.
Em 2003 Liah conseguiu um contrato com a EMI e lançou dois discos, Liah e Perdas e Ganhos. Porém houve uma tentativa de explorar a imagem da cantora mais do que sua música. “Acho que havia uma intenção de me associar a Sandy e Junior e isso foi um dos motivos que me fez querer dar um tempo. Tenho orgulho de ter músicas gravadas por eles, mas eu queria que as pessoas me chamassem pelo sujeito e não pelo predicado. Queria ser Liah e não a autora das músicas que eles cantavam. Na época, eu estava no meio de um turbilhão. Meu empresário era superocupado, a presidência da EMI mudou e eu tive que gravar meu segundo disco em três meses. Me senti indefesa. Entrei em crise”, diz ela.
Em 2006, Liah rompe com a EMI por se sentir pressionada à se enquadrar na imagem de cantora de pop rock a cantora lançou o terceiro álbum. Em 2007 assina com a Som Livre, inspirando-se na imagem e sonoridade da cantora Colbie Caillat. No mesmo ano é lançado o single "Livre", marcando a nova fase de sua carreira. Em 2008 são liberados como canções de trabalho antes do lançamento de seu novo disco "Algo Mudou" e "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só", para a trilha sonora da telenovela Três Irmãs. Em 10 de fevereiro de 2009 o lançamento do disco Livre marca seu primeiro trabalho pela Som Livre, trazendo como últimos singles "Do Avesso" e "Outra Porta". Em 20 de outubro de 2011 o quarto disco da cantora, Quatro Cantos, é enviado às lojas, embalado pela canção de trabalho "Todos os Cantos".
Em 2007, Liah parou tudo e foi para o Rio de Janeiro e passou quase quatro anos descansando, estudando e compondo para o álbum Livre, disco lançado pela Som Livre. Fez temporada de shows e tocou ao lado de nomes que admirava. Conheceu muitos músicos e escreveu e gravou suas canções aos poucos. Em 2008, fechou com a Som Livre e compilou 14 delas em um CD, cuja capa traz Liah sem apelação. O álbum conta com uma música dedicada à natureza (Você colhe o que plantou), algumas que falam de amor (Algo mudou) e, claro, pelo menos duas que remetem sua própria vivência no período de crise, a faixa título e Inspiração. O álbum traz apenas uma regravação, a música E não Vou Mais Deixar Você Tão Só de Antônio Marcos que foi sucesso na voz de Roberto Carlos em 1968. Ela também compeçou a trabalhar com o pedal de loop e chegou a ser premiada em um festival em Frankfurt, na Alemanha.
Em outubro de 2012 Liah lançou seu quarto álbum de estúdio, o Quatro Cantos embalado pelo single "Todos os Cantos". Em 2012, a integrar o elenco da 1ª temporada do The Voice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário