sexta-feira, 27 de julho de 2012

Parangolé com Crianças apresenta excelentes resultados em Uberlândia

O Parangolé com Crianças é um projeto realizado pelo Instituto Algar e pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O trabalho, voltado a crianças e adolescentes estudantes do ensino fundamental e moradores de bairros periféricos de Uberlândia/MG, tem como principal objetivo fornecer formação cultural por meio de vivências artísticas e brincadeiras da cultura popular brasileira.
As oficinas do Projeto acontecem às 3ª e 4ª feiras no Clube CESAG, bairro Alvorada, para cerca de 100 participantes e estão baseadas na Tecnologia Educacional Parangolé do Grupo EMCANTAR, inspirada no kit homônimo que, desde 2010, compõe o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.
Segundo a artista-educadora do EMCANTAR e coordenadora das oficinas, Viviane Rodrigues, o Parangolé com Crianças está em seu segundo ano de atividades e encerrou o primeiro semestre de 2012 com um saldo muito positivo. “Vivenciamos linguagens artísticas, realizamos diversas brincadeiras e até já apresentamos trechos dos resultados em eventos para a comunidade”, conta.

Confira o que foi realizado:
Apresentação e vivência de cerca de 30 obras artísticas, entre literatura, música, cinema, teatro e brincadeiras - o que resultou em uma ampliação média de 70% do repertório cultural dos participantes;
Produção de dez números artísticos como resultado do processo;
Intercâmbio Cultural na sede do grupo de teatro Trupe de Truões, com o intuito de conhecer artistas da região e pedir dicas para a criação e preparação para uma apresentação artística. O encontro, além de aguçar a criatividade das crianças, também gerou perguntas, curiosidades, trocas e muita diversão.
Participação no 1º Encontro Presencial do Clube da  Correspondência do Programa Algar Transforma, que aconteceu na sede do Instituto Algar. Na ocasião, os participantes do Parangolé com Crianças     cantaram três músicas na abertura do Encontro.
Participação com um pocket show no evento Alvorada Cultural, que aconteceu no dia 07 de julho, realizado em Uberlândia no bairro Alvorada. Esse evento possibilitou aos participantes uma     oportunidade para mostrar à comunidade, os primeiros resultados alcançados nas oficinas.


Projeto Parangolé com Crianças em Uberlândia (divulgação)

 Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo.
São três programas sociais* que juntos chegam a 11 cidades, 116 escolas, 5,4 mil alunos, 540 educadores e a participação voluntária de 476 associados da Algar. Dentre eles, o Programa Algar Transforma atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental, realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar. (*Dados referentes a 2011)
Para saber mais: www.emcantar.org / www.institutoalgar.org.br/algartransforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário