quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto Mural Itália-Brasil exibe exposição de Street Art na Caixa Cultural do Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresentará, de 2 de julho a 12 de agosto, o projeto Mural Itália-Brasil, uma exposição resultante do trabalho conjunto de oito artistas dos dois países (cinco italianos e três brasileiros), em que um artista local e convidados italianos criaram murais, de grandes dimensões, em áreas urbanas do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, utilizando o repertório da Street Art: técnicas de grafitti, pôster-arte, máscaras de estêncil e adesivos.
O resultado desse trabalho poderá ser conferido na CAIXA Cultural por ocasião do encerramento das comemorações do Momento Itália-Brasil. A exposição reunirá registros em fotografias e quatro apresentações em vídeo. A programação inclui a realização de seminários e workshops com os artistas, dirigidos a alunos de escolas da rede pública.
Durante a abertura da mostra, nesta segunda-feira, 02 de julho acontecerá o lançamento do catálogo das obras,com o registro de todo o trabalho produzido no período, além de um encontro comos artistas Guga Baygon e Ozi, mediado pela professora e ensaísta Heloísa Buarque de Holanda.
O conceito do projeto, idealizado pelo curador Marco Antonio Teobaldo, visa à promoção da arte urbana ítalo-brasileira. “Este projeto vai estimular a arte urbana, promovendo ações educativas para geração de novos talentos, e, propor aos artistas urbanos e à população em geral, uma consciência de preservação do patrimônio público desuas cidades”, explica o curador.
No Rio de Janeiro, onde acontecerá a última etapa, o artista brasileiro Ozi e a dupla italiana Orticanoodles (Wally e Alita) trabalham juntos, desde 16 de maio, na criação de murais no respirador da estação de metrô da Cinelândia e na comunidade do Vidigal. Com as intervenções, os artistas buscam levar sua arte para os espaços ao ar livre, e chamar a atenção também das pessoas que não costumam frequentar os ambientes de exposição de obras de arte.
Murais: Brasília (Conic e Estrutural), Salvador (Viaduto do Canela e Bairro da Paz), Rio de Janeiro (Estação de metrô Cinelândia e Comunidade do Vidigal)

Serviço:
Exposição Mural Itália-Brasil
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Espaço Livraria
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) - Rio de Janeiro
Informações: (21) 2544-4080
Abertura: 2 de julho de 2012 (para convidados e imprensa)
Visitação: de 3 de julho a 12 de agosto
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às21h.
Entrada franca
Classificação: Livre
Programa Educativo: (21) 2544-4080 // agendamento.rio@gentearteira.com
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário