sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jovens do projeto Parangolé com Crianças conhecem o Ponto de Cultura da Trupe Truões em Uberlândia

Depois de três meses de trabalho vivenciando brincadeiras, cantigas de roda, dinâmicas e conhecendo músicas da cultura popular,os participantes do projeto Parangolé com Crianças participaram de um intercâmbio cultural com o Ponto de Cultura da Trupe de Truões. Na ocasião,eles foram muito bem recebidos por Welerson e Getúlio, artistas da Trupe. O encontro foi regado a perguntas, curiosidades e muita diversão.
Os artistas da Trupe mostraram todo o espaço da sede, lugar onde ensaiam, camarim, escritório, o acervo de figurinos, o lugar onde ficam os cenários e materiais de cenografia. Além disso, os integrantes do Projeto participaram de um bate-papo descontraído comos artistas da Trupe e com os meninos participantes das oficinas de teatro realizadas pelo grupo.  
Segundo Viviane Rodrigues, artista-educadorado EMCANTAR e coordenadora das oficinas do Projeto Parangolé com Crianças, o auge do encontro foi quando Getúlio anunciou que os participantes das oficinas realizadas pela Trupe de Truões fariam uma apresentação de cenas de uma peça que estão preparando. “Foi fantástico! Os meninos do projeto ficaram fascinados com o que viram. Fizeram várias perguntas para o grupo a fim descobrir dicas para ajudá-los nos momentos de criação, ensaios e apresentações dos projetos que acontecerão durante o ano”, comentou Viviane.
A próxima atividade prevista parao projeto é a realização de sua primeira apresentação artística no evento Alvorada Cultural, no dia 07 de julho, no CESAG, como oportunidade de mostrar à comunidade um pouco dos resultados já obtidos.


Projeto Parangolé com Crianças (divulgação)

Parangolé com Crianças
As oficinas do Parangolé com Crianças - Ano II acontecem às 3ª e 4ª feiras no Clube CESAG / bairro Alvorada, com 100 crianças, e têm como objetivo a vivência e a disseminação de brincadeiras da cultura popular. O projeto é realizado pelo Instituto Algar e EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Acompanhe as próximas ações do Projeto em: http://institutoalgar.org.br/algartransforma

Trupe de Truões
No ano de 2012 a Cia. Teatral Trupe de Truões comemora 10 de atuação. Com um elenco fixo de atores formados e também professores de teatro, o grupo transformou-se em Associação Trupe de Truões - Instituto de Educação, Pesquisa, Arte, Cultura e Informação, e sua sede consolidou-se como um Ponto de Cultura do Ministério da Cultura em Uberlândia-MG, onde são realizadas atividades de formação e multiplicação no teatro infanto-juvenil, pesquisa e atuação artística do grupo e de outros artistas da cidade.

Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 11 cidades, 116 escolas, 5,4 mil alunos, 540 educadores e a participação voluntária de 476 associados da Algar.Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 07 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.
(*Dados referentes a 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário