quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Semana da Hispanidade com apresentação de música e dança boliviana na Faculdade Paraíso

O Grupo Folclórico Cultural Patuju mais uma vez estará representando a Bolívia no palco, com a participação especial do Grupo Integracion Latina que estarão nesta quinta-feira, 24 de novembro, a partir das 20 horas. Apresentando aos brasileiros, muita música e danças Tinku e Caporales da cultura boliviana na Semana da Hispanidade, na Faculdade Paraíso, em São Gonçalo. 
Grupo Folclórico Cultural Patujú
Fundada em 1º Setembro de 2010. É uma instituição legalizada perante as leis brasileiras e constituída por um Estatuto Social, sem fins lucrativos, com a finalidade e propósito, de transmitir todo seu fervor e alegria demonstrando a riqueza do Folclore Boliviano, assim como, suas tradições formado por crianças, jovens, adultos, Bolivianos e de outras nacionalidades.
Atualmente, conta com o crédito e reconhecimento da comunidade boliviana, com o Grupo de Danças Folclóricas Bolivianas no Brasil. Igualmente, entre muitos outros triunfos, estamos muito orgulhosos de participar em muitos eventos realizados na cidade do Rio de Janeiro e no interior. Com cerca de quinze dançarinos brasileiros e bolivianos.
Com as principais danças: Caporales, Tinku, Diablada, Morenada, Tobas, Chacareras e Cueca de diversas regiões da Bolivia.
Grupo Integracion Latina
Foi fundado pelo engenheiro civil Edgar Blanco, e seu filho, Edgar Berthin (administrador). Outros membros do grupo são o advogado Rodrigo Abreu e a produtora Musical Evanir Nunes, que nos anos 90 integrou o grupo Huayra, também fundado por Edgar Blanco, no intuito de difundir o folclore latino dos diversos países Sul e Centro-americanos em eventos culturais. Durante a carreira do grupo, vários músicos convidados já participaram das apresentações, como Cesar Rebech, produtor musical, violinista e cantor, Edgar Marcone, violinista, charanguista e cantor em parceria com o Grupo Patuju, grupo de dança folclórica boliviana.



Serviço:
Semana da Hispanidade na Faculdade Paraíso
Dia: 24 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Auditório da Faculdade Paraíso
Rua Visconde de Itaúna, 2671 - Paraíso - São Gonçalo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2604-5666 ‎
Site: www.faculdadeparaiso.edu.br

Projeto Histórias de Quintal lança Agenda de Boas Atitudes em Uberlândia

Evento contou com a presença de parceiros e representantes da Secretaria Estadual de Educação

O Projeto Histórias de Quintal realizou na semana passada, o evento de lançamento da Agenda de Boas Atitudes, um livro que contém o registro das atividades realizadas ao longo do ano pelos participantes do Projeto e será um guia para um relacionamento mais responsável com o meio ambiente.
O evento aconteceu no CESAG - Centro Esportivo e Social Alexandrino Garcia e contou com aparticipação de cerca de 90 pessoas, dentre elas, osparticipantes do Projeto e seus familiares, integrantes do EMCANTAR, parceiros do Programa Algar Transforma, convidados especiais ligados à educação socioambiental, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação. 
Gustavo Nominato, Gerente do Projeto Escola de Tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação, foi um dos convidados do evento. “Fiquei muito impressionado com a iniciativa e comcerteza vamos apresentar essa ideia para a Secretária Estadual de Educação,para que em um futuro mais próximo outras escolas também possam ter essa mesmaoportunidade”, disse Gustavo.
O Projeto Histórias de Quintal é um trabalho de formação em educação socioambiental desenvolvido com foco na disseminação da Pedagogia dos 4Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), fundamentado nas Três Ecologias (Individual, Social e Ambiental) e no consumo consciente. É realizado pelo Algar Transforma, um dos programas de responsabilidade social do Instituto Algar, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento humano de alunos de escolas públicas por meio de ações de Educação Integral.
Conta com assessoria educacional da Associação EMCANTAR, que há 15 anos trabalha nas áreas de cultura, educação e meio ambiente, e em 2011 tem como parceiros a Superintendência Regional de Ensino, as Escolas Estaduais Lourdes de Carvalho e Professor Ederlindo Lannes Bernardes, e as Ongs CASA e Ação Moradia.
Além do lançamento da Agenda de Boas Atitudes, o evento contou com uma mostra de brinquedos feitos com materiais recicláveis, distribuição de mudas, depoimentos de participantes do Projeto e um coffee break.

Lançamento da Agenda Boas Atitudes (divulgação)

Instituto Algar

A Algar acredita que a educação será o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar ereflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas; 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.

Informações
www.institutoalgar.org.br/algartransforma
www.emcantar.org

Partiste última semana em Salvador

A peça Partiste, ganhadora este ano do Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Texto de 2010 ficará em cartaz até  o sábado, 26 de novembro, no Teatro Sesc-Senac, no Pelourinho, Salvador. A peça fica em temporada de sexta e sábado, às 20 horas.
Com texto e direção de Paulo Henrique Alcântara, o espetáculo trata das delicadas, amorosas e sofridas ligações entre os integrantes de uma mesma família, habitantes de uma cidadezinha do interior baiano, Livramento de Nossa Senhora. Sem, contudo, deixar de lado o bom humor, Partiste fala de um pequeno núcleo familiar feito de perdas, partidas e pode ser definida como um sutil canto de saudade, sobre o afeto sincero que teima em resistir à distância, minimizada pelas cartas tão ansiadas por aqueles que estão longe.
Os atores Leonardo Freitas, Margarida Laporte, Karla Cajaíba, Izabela Cortizo e Sue di Castro integram o elenco deste delicado conto sobre o afeto e a saudade. Além do prêmio de Melhor Texto, a montagem recebeu mais duas indicações ao Prêmio Braskem deste ano: Melhor Espetáculo e Revelação para Margarida Laporte. Alcântara, que assina a iluminação, juntamente com Luiz Guimarães, reuniu uma equipe de peso para com ele compor esta obra: Zuarte Jr (cenário), Rino Carvalho (figurino) e Luciano Salvador Bahia (trilha sonora). A produção é de Ivana Santana.
Como seguir vivendo depois de perder aquele ser querido, elo de uma corrente feita de anos de convivência, cuidados e cumplicidades? O filho que um dia saiu de casa e nunca mais retornou; o pai que, numa curva da estrada, se foi para sempre; a filha que parte para estudar na cidade grande. Assim é Partiste, uma peça sobre o “ir embora”. Uma peça sobre pai, mãe, filhos, irmãos. Irmãos que, assim como diz a canção de Renato Teixeira, “perderam-se na vida, a custa de aventura.”
Partiste se passa na primeira metade dos anos 1970, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, interior da Bahia, onde vivem uma mãe, um pai, uma velha tia e os filhos Brás, Cecília e Dolores. A mãe trabalha com bordados, enquanto o marido viaja pelo país com seu caminhão. Um outro filho do casal, o primogênito Jairo, partiu para São Paulo e, há anos, não dá notícias, deixando a mãe desconsolada sem as suas cartas.
Acreditando no regresso deste filho desgarrado, a mãe pede para que a filha, Cecília, jovem professora, leitora assídua de romances, escreva diariamente tudo que se passa na casa, na família, para que, ao regressar, Jairo possa ler e saber como foram os dias vividos neste lar, na sua ausência. E estes dias são pontuados pelas tele-novelas de Janete Clair, que a mãe tanto aprecia, e pelo zelo e prazer com que prepara delícias na cozinha.

Partiste ultima semana no Sesc Pelourinho (divulgação)

Teatro Sesc/Senac Pelourinho
Período: até 26 de novembro
Dias: Sextas e Sábados
Horário: 20 horas 
Ingresso: R$ 14 reais (inteira) e R$ 7 reais (meia)