segunda-feira, 12 de setembro de 2011

20 anos do Selo Niterói Discos


Para continuar a comemoração dos 20 anos do selo fonográfico Niterói Disco serárealizada uma festa de lançamento dos CDs de cinco coletâneas e de mais oitoartistas, nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 19 horas, no Teatro Municipal de Niterói. 
As coletâneas trazem o resultado dos Festivais Niterói Discos 2009 e representamos seguintes ritmos: Rock 1 e 2, Pop, MPB e Samba, CDs Renato Rocketh (Pop/Rock), Maranhão (Instrumental), Thereza (Rock), Sensus (Pop/Rock), Alex Rocha e Marcelo Friseiro (Instrumental), Reynaldo Costa (Pop), Carmo Soá (MPB) e Tino Junior (Instrumental) também serão entregues em um pocket show misturando gêneros, com a participação do público.
Renato Rocketh, nascido em uma família de músicos, se destacou como baixista ainda na adolescência, quando integrou a Banda Alinaskina, lançada na rádio Fluminense FM. Fez parte da Banda Põe pra Fora, exclusiva da cantora Marina Lima, durante sete anos, onde também teve a oportunidade demonstrar o trabalho como cantor e compositor. A música “Uma Noite e meia” de sua autoria, gravada há mais de 10 anos por Marina Lima, com sua participação especial nos vocais, continua sendo hit do verão brasileiro os dias atuais.
Maranhão, professor de guitarra e violão há 15 anos no Conservatório de Música de Niterói, músico, produtor musical. Acaba de gravar o segundo CD, contendo oitos músicas sendo que três delas são releituras do seu primeiro álbum. O disco foi gravado no QG Estúdio, do baixista Arthur Maia, que participou de uma faixa.
Tereza, banda de índie rock criada, em novembro de 2008, em Niterói. Formada por cinco amigos de infância, o nome da banda vem de uma paixão que os membros tinham em comum, ainda no colégio. A Tereza já se apresentou nos principais palcos do Rio, como o Teatro Odisséia, Circo Voador, além de ter feito shows emtodas as regiões do Brasil. Com o novo som, a Tereza é uma das promessas para 2011.
Sensus, criada em Junho de 2008, se lança no cenário rock com letras e melodias marcantes. Tendo iniciado uma turnê promissora pelos principais estados do Brasil, a Sensus conta com cada vez mais fãs admiradores das letras de suas musicas feitas não só para euforia como habitual atualmente, mas pra reflexão e conscientização. Como o verdadeiro rock deve ser.
Alex Rocha e Marcelo Frisieiro celebram uma parceria musical de 10 anos.  Marcelo Frisieiro é nascido em Niterói, guitarrista, compositor e arranjador. Alex Rocha é baixista, professor, compositor e arranjador. Bacharel em contrabaixo pela Universidade Estácio de Sá, acompanha o cantor Emílio Santiago desde 2003 em shows no Brasil e no exterior.
Reynaldo Costa iniciou sua trajetória musical estudando violão clássico que logo trocaria pela guitarra elétrica graças a influências rockeiras como: Beatles, Eric Clapton, Black Sabbath, Led Zeppelin, Van Halen. Além de se dedicar à guitarra, passou também a escrever suas próprias composições.
Carmo Soá, cantor, compositor e artista plástico, nasceu em 1962, na cidade de Niterói. Sua mãe, pianista clássica, foi a primeira influência musical. Bergère, o novo CD, marca o retorno do artista à música. Mesmo trabalhando exaustivamente com a pintura, todos os dias, Carmo Soá, reserva um espaço para compor.
Tino Junior, saxofonista e flautista começou a estudar música com oito anos, primeiro piano clássico e violão popular. Mais tarde, saxofone e harmonia funcional. Atualmente cursa Bacharelado em saxofone na URFJ, integra o quarteto do baixista Adriano Giffoni e o grupo Swingueira 4.


Renato Rocketh (Divulgação)

Maranhão (Divulgação)

Banda Thereza (Divulgação)

Sensus (Divulgação)

Alex Rocha e Marcelo Friseiro (divulgação)

Reynaldo Costa (Divulgação)

Carmo Soá (Divulgação)

Tino Júnior (Divulgação)


Serviços:
Lançamentos da Niterói Discos
Data: 15 de setembro (Quinta-feira)
Horário: 20h
GRATUITO
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Local: Teatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Tel: 2620-1624

P.I.N.da I.B.A - Para tirar a barriga na miséria estará com única apresentação na UNISUAM em Bonsucesso

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 20 horas, acontecerá uma única apresentação da comédia P.I.N.daI.B.A que irá se apresentar no Auditório Amarina Motta, na UNISUAM, em Bonsucesso. A comédia P.I.N.da I.B.A. foi criada a partir da observação do autor sobre o mercado de trabalho, onde as pessoas têm constantemente que se reinventar. Depois de examinar a vida dessas pessoas que trabalham na informalidade e escutar suas histórias, criou o  Programa de Inclusão Nacional da Informalidade. Buscando Autonomia - P.I.N.da.I.B.A“Pra tirar a barriga da miséria”. Atual e interativo o espetáculo agrada ao público apresentando um tema social que diz respeito a todos.
P.I.N. da I.B.A. estreou em 2007 fazendo parte de um projeto de humor que apresentava espetáculos de comédia às 18h no Centro do Rio e não parou mais. O Espaço Cultural AMF, em Niteroi, Teatro Minucipal Raul Cortez e Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, fazem parte do currículo do espetáculo, tendo neste últimoprorrogado por três vezes a temporada com casa lotada em todas as apresentações. Com um elenco que fará o público não só morrer de tanto rir, mas como ganhar a vida com o jeitinho brasileiro formado pelos atores: Alexandre Maguolo, Del Ferreira e Rodrigo Scheer.
O limpador de pára-brisas, o ator pornô, o animador de festas, a revendedora de cosméticos, a babá, os vendedores de CD/DVD e outros profissionais informais são lembrados e interpretados com muito humor. Mostra o “jeitinho brasileiro” que vem sendo a solução para várias pessoas sobreviverem. O texto inteligente deste espetáculo ganhou o Prêmio de Melhor Texto em Festival de Teatro.



SERVIÇO:
P.I.N.da.I.B.A“Pra tirar a barriga da miséria”
Auditório Amarina Motta – Teatro da UNISUAM
Avenida Paris, 72 – Bonsucesso - Rio de Janeiro Tel.: (21) 3882-9917
Data: 15 de setembro (Quinta-feira)
Entrada: R$ 10
Horário: 20 horas
Duração: 70 minutos
Censura: 12 anos







MPB na ABL com o espetáculo Brasil Pandeiro em Homenagem ao compositor Assis Valente com participação de Marcos Sacramento e o Grupo Samba de Fato no Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Letras apresentará em seu quinto programa da série “MPB na ABL” de 2011, o espetáculo "Brasil Pandeiro”, com o Grupo “Samba de Fato”, formado por quatro cantores e músicos. O show, em homenagem ao compositor Assis Valente, autor, entre outros, do samba “Brasil Pandeiro”, terá a participação especial de Marcos Sacramento e está programado para esta quarta-feira14 de setembro, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL – Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. Com Entrada Gratuita.
O repertório foi selecionado pelo Grupo “Samba de Fato”, formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e voz), Pedro Miranda (voz e percussão), e Paulino Dias (percussão e voz). O conjunto é também responsável pelos arranjos e pela instrumentação do show.
As músicas selecionadas, na ordem em que serão cantadas, são: Alegria (Assis Valente); O Dinheiro que eu ganho (Assis Valente) / Amanhã eu dou (Assis Valente); Boneca de pano (Assis Valente); Maria Boa (Assis Valente); Brasil pandeiro (Assis Valente); Boas Festas (Assis Valente); Batuca no chão (Assis Valente / Ataulfo Alves); Uva de caminhão (Assis Valente); Fez bobagem (Assis Valente); Mangueira (Assis Valente e Zequinha Reis); Cansado de sambar (Assis Valente); ...E o mundo não se acabou (Assis Valente); Camisa listrada (Assis Valente); Fez bobagem (Assis Valente); E bateu-se a chapa (Assis Valente); Tem francesa no morro (Assis Valente).
Os integrantes do GrupoSamba de Fato” são profundos conhecedores da cultura musical brasileira, conhecimento adquirido a partir de pesquisas e trabalhos realizados com diversos artistas, referências da tradição musical do país. Além de cantar, o quarteto domina diversos instrumentos, dispondo de uma autonomia incomum para explorar timbres e sonoridades originais nas suas interpretações, inclusive usando harmonizações vocais.
Assis Valente nasceu na cidade de Santo Amaro, Bahia, em 19 de março de 1911 e se radicou no Rio de Janeiro. Sua primeira composição de destaque foi “Tem francesa no morro”, satirizando a “moda” de se falar francês nas altas rodas da sociedade carioca. Depois de muito tentar, conseguiu que Carmem Miranda gravasse“Good bye boy”, agora satirizando a “moda” de se falar inglês. A maioria de suas composições foi feita com intuito carnavalesco. Na verdade, ele foi um compositor que transformava as coisas que vivenciava, no dia-a-dia, em música. Independentemente de ter uma carreira bem sucedida, pôs fim à vida no dia 10 de março de 1958, em sua terceira tentativa de suicídio.
Marcos Sacramento é hoje um intérprete capaz de alinhar em um mesmo roteiro músicas de Noel Rosa ou Cartola com os contemporâneos, entre eles os cariocas Luis Capucho e Luiz Paulo Alcofra, assim como o paulistano Paulo Padilha. Segundo os músicos do grupo “Samba de Fato”, Sacramento “é um artista livre que se expressa por intermédio da música”.  A modernidade da tradição foi seu primeiro trabalho solo. Em treze anos de disco, ganhou pernas e fez sua própria história. Lançado no Brasil pelo pequeno selo Saci, tornou-se, ainda segundo os músicos do “Samba de Fato”, artigo procurado, principalmente pelo interesse crescente por sua obra. Três anos depois de lançado no Brasil, o disco foi produzido na Europa, Estados Unidos e Japão, e considerado o melhor álbum brasileiro de 1997. “O talento dá as possibilidades, a inteligência cria os caminhos. Sem seguir receitas ou se adequar aos rótulos do mercado, Marcos Sacramento voa dentro da música. O único compromisso que assina é com sua liberdade de escolher o que canta. Nessa visão ampla do artista, a música não tem fronteiras”, afirmam os músicos do “Samba de Fato”.





Serviço
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
MPB na ABL em homenagem a Assis Valente com o espetáculo: “Brasil pandeiro”
Data: 14 de setembro  (quarta-feira)
Horário: 12h30min
Teatro R. Magalhães Jr.
Avenida Presidente Wilson 203 – Castelo - Rio de Janeiro
280 lugares
Entrada franca
Telefone: 3974-2500

Feijoada do Esquenta Geral com Rodriguinho ex-Os Travessos neste domingo em Piedade

Prestes a lançar o seu novo DVD,  o paulista Rodriguinho, ex-vocalista do grupo Os Travessos, volta ao Rio de Janeiro e fará um Mega Show, neste domingo, 18 de setembro, a partir das 14 horas, na “Feijoada do Esquenta Geral”, que acontece uma vez por mês no River Futebol Clube, que fica localizado no bairro da Piedade, zona norte do Rio.
No repertório, sucessos da carreira solo, como Cabeça Dura, Fugidinha  e Eu Acho Incrível, além de canções da época em que Rodriguinho era vocalista de Os Travessos, entre elas  Quando a Gente Ama e com Saudade e a canção mais bombada do momento “Para de Falar Tanta Besteira”, sucesso do novo DVD.
O evento contará com as presenças  do Grupo Nosso Grito que abrirá o show do Rodriguinho  e dos Djs Lekinho  e  Daniel que irão agitar a pista com muita música.



Feijoada do Esquenta Geral com show do Rodriguinho (Divulgação)

Serviço
Feijoada do Esquenta Geral com show do Rodriguinho ex-Os Travessos
Data: 18 de Setembro (domingo)
Horário: 14 horas
River Futebol  Clube
Rua João Pinheiro, 426, Piedade - Rio de Janeiro
Entrada: R$ 20 / Feijoada: R$ 10
Maiores Informações: 2593-0591 / 2596-5999
Classificação: Livre

Cine de Buteco nesta quinta-feira no Bar Maloca em Charitas

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 19 horas acontecerá em Niterói mais uma edição do Cine de Buteco, que além de reunir artistas populares como músicos, poetas, artistas plásticos, entre outros artistas de Niterói e do Rio, visando convergir culturas, promoverá também a exibição de filmes, que visa fortalecer as produções independentes e a promoção de discussões com atores, diretores e/ou produtores.
O Cine de Buteco é um evento popular e cultural de construção de diálogos entre as diversas artes: visuais, cênicas e plásticas que ocupam espaços de botecos dentro ou próximos às periferias de Niterói. O evento se mistura entre dois momentos “cineclube” e “sarau”.
Os eventos acontecerão na segunda quinta-feira de cada mês, das 19h às 23h, no salão do Bar Maloca, na comunidade do Preventório, em Charitas/Niterói.



Serviço:
Cine de Buteco no Bar Maloca
Dia: 15 de setembro (Quinta-feira)
Horário: 19 horas
Bar Maloca
Avenida Ermelindo Marins 1 - Charitas - Niterói
E-mail: cinedebuteco@gmail.com
Mais informações: http://cinedebuteco.blogspot.com
21.9883-0959


Abraçando Niterói com Tibério Gaspar e convidados no Teatro Municipal

O músico e compositor Tibério Gaspar, autor de sucessos como Sá Marina, Juliana, Ana Cristina, BR-3, Teletema, e mais recentemente, Companheiro (abertura da novela Araguaia da TV Globo), apresentará nesta quarta-feira, 14 de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo Abraçando Niterói. Nele o artista além de apresentar músicas que marcaram sua trajetória durante os últimos 45 anos irá receber seus convidados Biafra e Cássio Tucunduva em grande estilo.
Com 45 anos de estrada, o músico, poeta e cantor Tibério Gaspar apresentará um show em comemoração a seus 45 anos de carreira artística, e mostra síntese significativa de seu trabalho ao longo de mais de quatro décadas dedicadas à música brasileira. Neste espetáculo, em que se faz acompanhar por quatro músicos excelentes, Tibério leva ao público fiel canções como “ Marina”, “Juliana”, “Ana Cristina” “BR-3”, “Teletema” e recentemente “Companheiro”, tema de abertura da novela “Araguaia”, entremeadas por novas composições com antigos e mais recentes parceiros. O cantor compositor Biafra e o seu parceiro Cássio Tucunduva são os seus convidados especiais completando o espetáculo. No palco junto com Tibério, os músicos Júlio Brau – violão solo, guitarra e direção musical; André Gonçalves – violão centro e vocais; Chumbinho – baixo elétrico e vocais e Rodrigo Schiavo – bateria.


Abraçando Niterói com Tibério Gaspar (Divulgação)

Serviço:
Show Abraçando Niterói com Tibério Gaspar no Teatro Municipal de Niterói
Data: 14 de setembro (Quarta-feira)
Horário:  20 horas
Valor: R$ 20
Duração: 100 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Classificação etária: Livre
Informações: 2620-1624

Homenagem aos 200 anos de Liszt no Teatro Municipal de Niterói

Fernanda Cruz homenageiará os 200 anos de nascimento do compositor Franz Liszt (Noturno Op 9, número 1) com um recital, nesta terça-feira, 13 de setembro, às 19 horas, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. No repertório, de espetáculo, a pianista apresentará composições de Claude Debussy e Frederic Chopin.



Fernanda Cruz no Teatro Municipal nesta Terça (Divulgação)


Serviço
Recital Piano Solo - Fernanda Cruz - Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Data: 13 de setembro (Terça-feira)
Horário: 19 horas - Gratuito
Salão Nobre - Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro - Niterói - Rio de Janeiro
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
Capacidade: 90 lugares (Distribuição de 90 senhas meia hora antes do espetáculo)
Informações: 2620-1624