terça-feira, 23 de agosto de 2011

7ª edição do encontro de motociclistas em Arcos neste fim de semana receberá o canator e imitador Vinicius Vellys

Arcos receberá 5 mil visitantes durante encontro de motociclistas em Minas Gerais

A cidade de Arcos, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, irá receber cerca de 5 mil visitantes durante o 7º Encontro Motociclista local que acontecerá de 26 a 28 de agosto. De acordo com os organizadores, o evento será na Praça da Matriz e contará com área de camping poliesportivo, café da manhã gratuito, amplos banheiros com chuveiro quente e praça de alimentação.
A animação ficará por conta de várias bandas que vão se apresentar ao longo dos três dias. O ponto alto da festa, entretanto, será neste sábado 27 de agosto, com o show do cantor Vinicius Vellys.
Tocando as músicas em sequência, de forma dinâmica e alegre, o artista faz uma fiel imitação de Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest. Além de grandes sucessos da banda mineira, Vellys traz um repertório variado com uma forte pegada pop, soul e funk, mas sem deixar de lado o peso de um bom riff de guitarra.
A apresentação contará também com uma leitura especial para hits de Roberto Carlos, Legião Urbana, Chico Science, Tim Maia, Sandra de Sá, Nando Reis, Beatles, James Brown, Black Eyed Peas e outras feras da música brasileira e internacional.


Nova Quest em Arcos - Minas Gerais (divulgação)

Serviço
7º Encontro Motociclista de Arcos com Vinicius Vellys
Dia: 27 de agosto - Sábado
Horário: 22 horas
Local: Praça da Matriz, Arcos - MG
Informações: (37) 8408-5743

Samba da Alforria com Tia Surica da Portela nesta sexta-feira no Grajaú Tênis Clube

Sambista carioca, ex-intérprete de samba-enredo e atualmente uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela, Tia Surica é uma referencia no mundo do Samba. Nascida em Madureira, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, conhecido como Pio.
O apelido "Surica", foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena. Em 1966, foi puxadora do samba-enredo "Memórias de um Sargento de Milícias", de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.
Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como "Cafofo da Surica", é palco de festas memoráveis.
Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela Fina Flor, seu primeiro Cd cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice.
O Samba da Alforria trouxe de volta ao Rio o clima saudoso do samba boêmio, executado com maestria, samba pra dançar e cantar. Com um côro de pastoras, de respeito.
A roda chama-se “Samba da Alforria”, por uma referência aos abolicionistas e também por vir na contra-mão do que é mais propagado. Libertação é a palavra de ordem do Samba da Alforria. Liberdade para tocar e cantar músicas maravilhosas que esquecidas pelas rádios mais populares, voltam ao seu lugar de origem: A boêmia carioca.

 Samba da Alforria recebe Tia Surica da Portela (Divulgação)

Serviço
Samba da Alforria recebe Tia Surica da Portela
Data: 26 de agosto (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Grajaú Tênis Clube - Avenida Engenheiro Richard, 83 - Grajaú - Rio de Janeiro
Entrada: R$ 10 (Preço Popular)
Informações: (21) 8384-5010 (Luciano Santos), (21) 8384-5031 (Flávia Castro)
Classificação: 14 anos

Projeto "Cifras & Letras" neste domingo na Biblioteca Pública de Niterói

O projeto literário e audiovisual acontecerá neste último domingo do mês, com entrada franca, reunindo autores que tenham uma ligação com a música.
A população niteroiense recebeu no mês passado uma biblioteca novinha em folha. Restaurada, equipada com equipamentos de primeira linha, e um acervo ainda melhor, a Biblioteca Pública de Niterói abrirá suas portas para os músicos e produtores do coletivo Arariboia Rock. “A proposta do novo projeto é ocupar o espaço no último domingo do mês para que as pessoas conheçam e ocupem o espaço, que ainda é pouco freqüentado, mas tem grande potencial”, explica Pedro de Luna, criador do evento.
O nome “Cifras e Letras” têm tudo a ver com a Biblioteca Pública e a música, uma vez que toda canção é composta por letras e cifras, e o espaço é um local que abriga letras e cifras – através de songbooks e biografias. A proposta será que escritores emergentes da cena independente do Estado do Rio divulguem suas obras no local.

Lançamento de Livros Independentes


O objetivo principal deste projeto é criar um evento mensal, sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca. Assim, promove-se a criação da freqüência, formação de público e de um local de referência para o Arariboia Rock na cidade. O evento acontecerá sempre no último domingo do mês, quando as pessoas estão sem dinheiro, criando uma opção interessante, lúdica e acima de tudo democrática, para pessoas de todas as idades e classes sócio-econômicas.
Os objetivos secundários são: divulgar e comercializar livros independentes ou de pequenas editoras no local, apresentar novos talentos das letras, da música e do audiovisual ediscutir o cenário e as perspectivas do mercado e da produção/gestão cultural do rock independente no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto permeia pelo menos quatro áreas: música, ideias, audiovisual e artes visuais. Para esta primeira edição, em caráter experimental, o evento contará com apresença de três jornalistas: Tiago Velasco, Leonardo Panço, e Pedro de Luna.

Esporro, de Leonardo Panço, conta as histórias que o músico viveu no começo dos anos 90 norock underground do Rio de Janeiro como guitarrista do Soutien Xiita. Tempos deguitarras altas, pessoas peladas, loucuras e muito barulho. Esporro, é seu terceiro livro, e fala sobre as esperanças da juventude, cair na estrada,tocar, compor e viver o sonho do rock com alguns amigos.

Niterói Rock Underground (1990-2010), do Pedro de Luna, mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói. A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo cultural ou se divertir com a realidade de quem vive o rock.

Novas dimensões da cultura pop, de Tiago Velasco, promove uma sadia discussão sobre cultura pop, comunicação contemporânea e análise do discurso de popstars (Elvis Presley, Beatles, Madonna e Michael Jackson), da entrada e apropriação da música pop na música brasileira e do ídolo de segmento brasileiro Mallu Magalhães, discutindo o processo de coexistência de ídolos de massa e de segmento.

Cronograma:

14h às 16h – Abertura do evento com exibição de documentários como “Botinada, a história do punk no Brasil”, de Gastão Moreira, ex-VJ da MTV, e “Fanzineiros do Século Passado”, de Marcio Sno, além de clipes de bandas de Niterói e São Gonçalo.
16h às 18h – Debate “Rock independente no Estado do Rio: cenário atual e perspectivas”.
Leonardo Panço – autor dos livros “2001: Uma odisséia na Europa” e “Esporro
Pedro de Luna - autor do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”
Tiago Velasco – autor do recém lançado livro “Novas dimensões da cultura pop
18h às 19h – Exibição de curtas e mais vídeos independentes de artistas locais.





Serviço:
Cifras & Letras
Dia: 28 de agosto (domingo)
Horário: 14h às 19h
Exibição de clipes e documentários mais Debate e lançamento dos livros de Leonardo Panço, Pedro de Luna e Tiago Velasco
Sala Multiuso da Biblioteca Pública de Niterói – Praça da República s/n, Centro
Infos: 3061.2034/ 3601.1956 ou FALECONOSCO@BIBLIOTECANITEROI.RJ.GOV.BR




Maria Cláudia fará show neste sábado em homenagem á Clara Nunes no Teatro Gonzaguinha no Centro do Rio de Janeiro


Uma homenagem musical para Clara Nunes, que nesse mês de agosto completaria 69 anos. A sambista Maria Cláudia fará um tributo em única apresentação neste sábado 27 de agosto, no Teatro Gonzaguinha na Rua Benedito Hipólito, 125, Cidade Nova, no Rio de Janeiro, a partir das 20 horas. Com a participação especial de Darcy Maravilha, compositor da Portela, a escola de samba da mineira que morreu há 28 anos. A música Clara, composta por Maria Claudia e Alexandre Conde, está no clipe que relembra a famosa Clara Nunes. O show “Esse é meu samba” terá também o melhor do samba de raiz e sucessos de Zé Keti, Dona Ivone Lara, Noel Rosa e outros grandes nomes.
Revelada na Lapa, além de cantar, Maria Claudia também é tecladista. Há cinco anos lançou o CD Tão Simples. Recentemente, ela participou da Feijoada da Portela. Seu jeito, o estilo e as composições, segundo o público e a crítica, lembram Clara Nunes, pois o mar e as mensagens espirituais são presenças constantes.
A banda é formada por André Gonçalves (ex-Billy Blanco) - violão; J.B Maia (Zeca Pagodinho) – bateria; Geferson Horta – baixo; Joel Suingue – cavaquinho; Alexandre Conde – percussão.



Maria Cláudia no Tributo a Clara Nunes (Divulgação)

Serviço:
Esse é Meu Samba – Tributo a Clara Nunes com a sambista Maria Cláudia
Teatro Gonzaguinha - Rua Benedito Hipólito, 125 Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro
Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: às 20 horas
Valor: R$30 (inteira)
Classificação: livre

Eduardo Poyares no Espaço Lapa Café com participação especial do músico português Pedro Branco

Semana passada, Eduardo Poyares iniciou sua temporada de lançamento do primeiro álbum no Espaço Lapa Café. Os shows serão sempre às quintas-feiras onde terão participações especiais de Pedro Branco (instrumentista português) nesta quinta-feira  25 de agosto; da maestrina e compositora  Célia Vaz no dia 1° de setembro,  e do músico Vitor Gonçalves (que toca, atualmente, com Gal Costa e já fez parte da banda de Maria Bethânia, dentre outras) em 8 de setembro.
Sempre às 21 horas, o show será baseado num espetáculo anterior, "MPB - As músicas que você gostaria de ouvir", e no repertório do CD de estreia do cantor-compositor. De sua autoria, canções como "Remédio sem Receita", "Patrícia", "Seu idiota" e "Não joga fora". Dentre os hits, músicas como: Nada será como antes” (Milton Nascimento), “Muito Romântico” (Caetano Veloso), “V`ambora”(Adriana Calcanhoto), “Sou uma criança não entendo nada” (Erasmo Carlos) e “Ilegal, Imoral ou Engorda” (Roberto e Erasmo Carlos).
Eduardo será  acompanhado por:  Pedro Aune (baixo), Rafa Maia (bateria), Dudu Vianna (piano, teclado e backings), Gustavo Di Pádua (guitarra, backings), Mafran (percussão) e Alexandre Reis (guitarras, backings e direção musical).
Radicado no Brasil, o músico português Pedro Branco será a primeira participação especial desta temporada de Poyares. Instrumentista, compositor e escritor, Pedro Branco estará, ao lado de Eduardo,  no Lapa Café nesta quinta-feira, 25 de agosto.




Serviço
Eduardo Poyares no Lapa Café
Espaço Lapa Café
Período: 25 de agosto/ 1º e 08 de setembro
Dia: Quintas-feiras
Horáro: às 21 horas
Participações especiais: 25 de Agosto- Pedro Branco (guitarrista português), 01 de setembro - Célia Vaz (violão) e 08 de setembro - Vitor Gonçalves (teclados)
Ingressos:R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: 18 anos
Cartões: Todos
Capacidade: 200
Avenida Gomes Freire, 453/ 457 - Centro - Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 3971-6812