quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cervejaria Artesanal Noi em Itaipu única na produção de cerveja feita com mel

Fábrica NOI tem bar e restaurante como anexo produzindo sete versões de cervejas, uma delas a de aveia e mel com receita exclusiva no país.
A marca NOI, tem muito prestígio em Niterói. A palavra italiana, que em português significa ‘nós’, foi o nome escolhido para a primeira cervejaria de produção artesanal na cidade fluminense. Localizada em Itaipu, Região Oceânica, a fábrica tem mais de 800 metros quadrados, tendo como anexo um bar e restaurante com capacidade para 200 pessoas.
As bebidas são produzidas com ingredientes selecionados, resultando em cervejas caracterizadas pelo puro sabor e qualidade. A fábrica de cervejas pioneira em Niterói prioriza o “slow food”, que permite o cliente saborear as bebidas harmonizadas com as opções do cardápio, de forma lenta, favorecendo a degustação de cada item e remetendo o processo lento da fabricação das bebidas, o que traduz a qualidade das mesmas. Atualmente, são produzidos 35 mil litros da bebida por mês, porém a capacidade total é de 120 mil. Os tanques de 2 e 4 mil litros integram a decoração da fachada, que são protegidos por paredes de vidro. O intuito é deixar à mostra parte do processo de produção e fabricação das cervejas.
Além da ótima estrutura, o sabor das cervejas NOI é característico, similar aos dos tempos antigos, preparadas em casas, que cumprem todos os prazos determinados para ficar pronta. Seu processo de fabricação –com a administração do mestre cervejeiro Gilmar Gutbrodt – é cadenciado, podendo chegar de 20 a 21 dias. Este “longo” processo faz diferença das outras, pois as bebidas industriais são produzidas em menos tempo, em aproximadamente cinco dias.
Após muitas visitas às diversas microcervejarias no Brasil no período de 2007 a 2010, o grupo societário investiu na nova empreitada: a valorização e o consumo de cerveja de qualidade. Todas as fórmulas das bebidas legitimamente artesanais foram provadas e aprovadas por sommeliers, mestres cervejeiros e pessoas comuns. Foram criados sete tipos de cerveja: Bionda, Bionda Oro, Bionda Light, Bianca, Rossa e Nera. O ‘ouro’ da casa é feita de aveia e mel. Receita pioneira no Brasil, a cerveja especial leva o nome de Avena (Golden Ale). O estilo desta cerveja é diferenciado, pois não é uma Pilsen, o tipo que 90% dos brasileiros têm o hábito de consumir.
No cardápio do bar e restaurante anexo a fábrica, sugestões especialmente elaboradas para harmonizar com as bebidas artesanais da casa. Saladas, nascostinos (escondinhos), petiscos com carnes nobres (frutos do mar, rã, codorna, cordeiro, etc.) e pizzas compõem o menu variado.

Para uma degustação apropriada, a Cervejaria Noi disponibiliza as propriedades das cervejas e indica os pratos que melhor harmonizam:

Bionda

Pilsen: Uma cerveja de paladar suave e refrescante. Assim é a Pilsen da Noi: de coloração amarelo-claro, cristalina, apresenta-se com leve corpo, baixo amargor e com 4,0% de álcool. Harmoniza com saladas, carnes brancas e pratos não condimentados.

Bionda Oro

Pilsen Premium: Elaborada com ingredientes nobres, dourada na cor, a Pilsen Premium da Noi é servida sem ser filtrada. Esta sua característica transmite a sensação de um corpo ligeiramente superior ao das pilsens comuns, filtradas, realçando ainda mais o seu frescor. Com 4,5% de álcool harmoniza bem com pratos leves.


Bionda Light

Pilsen: De coloração dourada, a Pilsen Light da Noi é extremamente refrescante, suave, delicada no aroma e sabor, filtrada, com baixo amargor e 3,0 de teor alcoólico. Seu principal desafio é conciliar a qualidade de uma verdadeira pilsen puro malte com menos 25% do valor energético da pilsen. Harmoniza com saladas, petiscos e pratos não condimentados.

Bianca

Weiss: Feita apenas com água, maltes de cevada e de trigo, além de fermentos especiais, a Noi Bianca é uma cerveja encorpada, de coloração turva, por não ser filtrada. No aroma, destacam-se notas de banana e cravo, com 4,9% de álcool. Seu sabor único dispensaria acompanhamento, mas harmoniza-se prefeitamente com frutos do mar.

Rossa

Red Ale: Com tons rubis de coloração, a Noi Rossa é uma autêntica cerveja do estilo “Irish Red Ale”. Produzida com 4 tipos de maltes de cevada e 2 variedades de lúpulos nobres e levedura. Maltada no sabor, com notas de “toffee” e caramelo, pequeno amargor e 5,3% de álcool. Harmoniza com carnes de textura macia, assados, especialmente as de cordeiro, e aves de caça, com carpaccios e salsichas.

Avena

Golden Ale: Com paladar levemente adocicado, a Noi Avena é uma cerveja que traz notas maltadas de mel no aroma e no sabor. É delicada, elaborada com quatro maltes de cevada, malte de trigo, flocos de aveia, mel de laranjeiras, duas variedades de lúpulo e levedura ale. De coloração dourada, cristalina, com 5,2% de álcool. Harmoniza com frutos do mar e um bom risoto.

Nera

Dunkel: Com um misto de chocolate e café no sabor, a Noi Nera é uma cerveja escura, de baixa fermentação, pequeno amargor e 5,0% de álcool. Harmoniza com carne de porco, churrasco, comida mineira e com sobremesa de chocolate.

Cervejas artesanais no Brasil

Além de valorizar o processo artesanal da fabricação das bebidas que passam longe das mídias em comerciais milionários e incansáveis, a Cervejaria Noi tem a proposta levar o consumidor a questionar a qualidade e o sabor da bebida mais consumida no Brasil. Ao contrário das grandes indústrias, as fábricas artesanais produzem as cervejas sem a aceleração da fermentação nem a adição de conservantes e aditivos químicos. Enquanto os grandes produtores fabricam, majoritariamente, a cerveja tipo pilsen, a artesanal se apresenta em diferentes formas, conforme as descrições acima. A variação de tipos vem da adição de produtos específicos, como malte torrado ou caramelizado. Outro fator importante são as alterações nos processo de maturação (que pode ser estendido) e de fermentação (que pode ser alta ou baixa, além de poder ser feita duas vezes).





Serviço:
Cervejaria Noi
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964, Itaipu – Niterói / RJ
Funcionamento: De terça a sexta-feira, a partir das 17 até o último cliente. Sábado e domingo, a partir das 12 horas até o último cliente.
Telefone: 2709-3939







Gruppo Amacord na Praia de Icaraí neste sábado

Em ocasião do Ano da Itália no Brasil, o Festival Palco Itália Itinerante  promoverá a circulação de espetáculos gratuitos do Gruppo Amarcord, Companhia Italiana de Teatro e Ópera, em cidades do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo as rotas da imigração italiana nestes estados. Em Niterói, o palco será montado na Praia de Icaraí, neste sábado, 20 de agosto, às 20 horas e a abertura terá apresentação do Ex-cêntricos, coral formado por ex-alunos do Centro Educacional de Niterói, sob a regência de Luiz Carlos Pessanha.
Desde sua fundação no ano 2000, o Gruppo encontrou enorme sucesso de público e crítica na Itália e em diversos países do mundo. Com uma formação inusitada para a lírica, tendo Giuliano Brusiani (bateria), Andrea Terenziani (baixo), Claudio Mattioli (tecladoe acordeon), Gentjan Llukaci (violino), a soprano Susie Georgiadis, o tenor Massimiliano Barbolini e intervenções cênicas da atriz Barbara Zanasi, o Gruppo Amarcord mostra um espetáculo composto por árias de óperas de Verdi, Rossini, Pucini, Mascagni e Donizetti e canções tradicionais italianas de Di Cannio, De Curtis, Di Capua, além de composições de Vittorio Monti e do próprio maestro Claudio Mattioli.
Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com a fusão da comédia e do melodrama. O grupo italiano construiu uma nova linguagem através da qual ‘comunica a música’. Tal linguagem trabalha desde aprodução musical, a organização e interpretação em cena, com uma diferente e moderna leitura dos ‘libretos’. Nasce, assim, o ‘Cabaret Lírico’ ou ‘Ópera Comédia’, com a seleção de algumas das mais conhecidas árias de óperas e canções tradicionais da Itália, em um formato diferente, com direção e cenário originais.

Palco Itália Itinerante na Praia de Icaraí (divulgação)


Serviço:
Palco Itália Itinerante – Gruppo Amarcord
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: 21h
Gratuito
Local: Praia de Icaraí
Próximo a PraçaGetúlio Vargas


II Curso para Responsáveis em Serviços de Alimentação no Rio de Janeiro

Curso propõe capacitar profissionais para a produção de alimentos mais seguros de acordo com as normas vigentes


Uma fiscalização mais severa e um cliente mais exigente são dois ingredientes que exigem uma atualização nos serviços prestados pelo setor de alimentação no Rio de Janeiro, principalmente por conta dos grandes eventos esportivos que a cidade irá receber em 2014 e 2016. Com o objetivo de atender a esta nova realidade, a BioSafe – consultoria especializada em segurança alimentar – promove o II Curso para Responsáveis em Serviços de Alimentação,nos dias 27 de agosto e 10 de setembro.
O curso será destinado a gerentes de restaurantes, nutricionistas, engenheiros de alimentos e demais profissionais da área que estejam interessados em se atualizar sobre as boas práticas na cozinha para produção de alimentos seguros. As aulas serão ministradas pela química e médica veterinária especializada em segurança de alimentos e bacteriologia Cynthia Rubião e pela nutricionista Cristina Drummond, diretora técnica e consultora da BioSafe, respectivamente.
Segundo Cynthia Rubião, o mercado brasileiro tem necessidade de buscar mais informações a respeito de segurança alimentar, pois são observados erros cometidos por estabelecimentos do ramo de alimentação, desde os restaurantes mais simples aos mais sofisticados. “Uma característica errada que se observa, por exemplo, é a altura do protetor salivar, aquele vidro na diagonal acima da comida. O aparato deve ficar na direção do rosto do consumidor e evitar o contato da saliva das pessoas com a comida. Outro equívoco é com relação ao expositor do buffet. O ideal é que as vasilhas componham apenas duas fileiras, uma de cada lado, para que o cliente não precise se abaixar e deslocar o corpo para cima dos alimentos ao se servir. São medidas de higiene e segurançasimples que, no entanto, nem sempre são aplicadas, e o prejudicado éo cliente”, alerta.
A duração do curso será de dois módulos de oito horas cada (8h30 às 12h30 e 14hàs 18h) e terá suporte de material didático e audiovisual. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da empresa www.biosafelab.com.br. O investimento será de R$ 300,00.
Mais informações pelo email: contato@biosafelab.com.br pelos telefones (21) 3153-2020 e 3154-1137.







Alguns assuntos que serão abordados no curso:

  • Papel do responsável na segurança de alimentos;
  • Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA);
  • Problemas causados por DTA e suas consequências;
  • Análise de casos recentes de surtos;
  • Noções de controle de qualidade de alimentos;
  • Seleção de fornecedores e matérias-primas;
  • Recebimento e armazenamento de matérias primas e produtos de limpeza;
  • Noções de legislação vigente e de implicações legais para os responsáveis.



Serviço:
II Curso para responsáveis em serviços de alimentação
Data: 27 de agosto e 10 de setembro.
Horário: 8h30às 18h30 (almoço de 12h30 às 14h)
Avenida das Américas, 4200. Bl. 3. Barra da Tijuca – Rio deJaneiro/RJ
Inscrições: www.biosafelab.com.br
Maisinformações: contato@biosafelab.com.br
(21) 3153-2020 /3154-1137
A duração do curso será de dois módulos de oito horas cada (8h30 às 12h30 e 14hàs 18h) e terá suporte de material didático e audiovisual.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site daempresa www.biosafelab.com.br.O custo é R$ 300,00. Mais informações pelo emailcontato@biosafelab.com.br

Alexandre Pontes neste sábado no Bistrô MAC

O cantor Alexandre Pontes fará apresentação, neste sábado, a partir das 21h30, no Bistrô MAC. O músico apresentará um repertório de sucessos da MPB, Bossa Nova, do Jazz e Blues ao som de violão e gaita.
Alexandre Pontes, é nascido em Vila Velha, ES, tem apresentado seu trabalho na noite do Rio de Janeiro. Suas composições são carregadas de lirismo e suíngue. Compositor frenético, evolui a cada nova obra, banhando-se de influências não só musicais mas também literárias, trafegando por MPB, Bossa Nova, Jazz e Blues.


Alexandre Pontes no Bistrô Mac (Divulgação)
Serviço:
Alexandre Pontes neste sábado no Bistrô MAC
Data: 20 de agosto
Hora: 21h30
Bistrô MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Reservas: 2629-1416