sábado, 21 de maio de 2011

Exposição "O Segredo" na Galeria de Arte Marly Faro em Ipanema

No dia 01 junho, acontecerá a abertura da Exposição O Segredo do artista plástico Antonio Carvalho, na Galeria de Arte Marly Faro, em Ipanema.
Muitos têm curiosidade, mas poucos conhecem a simbologia “secreta” da Maçonaria e em cima dessa investigação o artista plástico e maçom Antonio Carvalho, expõe no mês de junho na Galeria Marly Faro o sugestivo “O Segredo”.
Antonio Carvalho pesquisa há 20 anos sobre religiões e organizações, e há 16 anos como membro da Maçonaria, se encantou pelo famoso símbolo: Esquadro e Compasso. 
Além dos símbolos Esquadro e Compasso, os quadros de Antonio Carvalho, possuem outros símbolos que o público vai descobrindo, como o Judaico Estrela de Davi. E através da representatividade dos símbolos, e um passeio nos 22 quadros e cinco instalações o público vai descobrindo todos os segredos (não relevados diretamente) da Maçonaria. Um maçom certamente vai identificá-lo a primeira vista, já os que não conhecem terão que gastar mais tempo até descobrir e interpretar cada uma das pinturas.
Apresenta arcanos picturais, num estudo arquitetado onde investe na elaboração de sistema capaz de traçar relações indispensáveis entre o Conteúdo/Forma, sem por de lado, a essência do homem.
No conjunto geométrico da arquitetura, planos para que a figuração surja com sensações profundas: desterritorizando para vislumbrar um objetivo onde as imagens fincam o pensar e o refletir.
Nas propriedades dos símbolos, se encontra a maneira de interpretar do artista, que não se detêm, somente à assimilação dionisíaca, mas também, ao seu modo pessoal em poder lidar com propriedades distintas, intrínsecas. Surge uma dinâmica feita de receptáculos, experiências e sensações. Suas formas num relevo peculiar denunciam a gravura, o objeto e a escultura.

Sobre o Artista:
Antonio Carvalho começou a pintar como autodidata em 1970. Em 1975 estudou com Antonio Maia e em 1979 com Ana Letícia. Em 1982, foi o ano de sua iniciação no abstracionismo , estudando com Iberê Camargo. Em 1983, nos seus estudos com Alfredo Volpi, desenvolveu a técnica de cores e texturas e especializou-se na fase geométrica a partir de 1990, quando começou a expor profissionalmente.
Participou do Salão Nacional de Belas Artes em 1981 e a partir de 1994 começa a participar de várias exposições coletivas no exterior. Seu currículo consta de vários catálogos de Arte.



Serviço
Exposição "O Segredo" de Antonio Carvalho na Galeria de Arte Marly Faro
Curadoria: Daura Ramos Produções Culturais
Vernissage: 01 Junho das 19 às 22h
Exposição: 02  a 24 de Junho (Aberta ao público)
Segunda à sexta-feira, das 12h30 às 19h30 / aos sábados das 9h30 às 13h30
Local: Galeria Marly Faro - Rua Aníbal de Mendonça, 221 – Ipanema
Telefone: (21) 2259-9417