terça-feira, 26 de abril de 2011

Lançamento do livro "A Defesa contra o Ofidismo" do IVB na Associação Médica Fluminense

Nesta sexta-feira, 28 de Abril será comemorado o nascimento de Vital Brazil que completará 146 anos, o Instituto Vital Brazil e a Casa de Vital Brazil junto com a Fundação Butantan e o Instituto Butantan lançando a edição especial do livro “Defesa contra o Ofidismo”, às 14h, na Associação Médica Fluminense. A obra, escrita pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, completa 100 anos de sua primeira publicação.
Foi escrita em 1911 e lançada simultaneamente em português e francês, sendo reeditada em versão ampliada três anos depois, em 1914, somente na França. Este livro é um marco na história do estudo do veneno de cobras.
“Cem anos depois o livro é muito atual. O resultado das pesquisas de Vital Brazil salvou e continua salvando muitas vidas. Ele percebeu que um tipo de soro não poderia ser usado para qualquer tipo de cobra, que cada espécie exigia um tratamento específico”, disse Luis Eduardo Cunha, Diretor Científico do Instituto Vital Brazil.
Além de fotografias, este volume reproduzirá, também, alguns documentos importantes como uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, em agradecimento ao Vital Brazil pelo recebimento de um exemplar do livro.
Essa edição comemorativa conta com dois volumes integrados em um belo estojo. O primeiro será o fac-simile do original com toda a riqueza de detalhes de suas ilustrações. O segundo será um livro de breves comentários de especialistas: Aníbal Melgarejo – Instituto Vital Brazil; Cristiane Silvestrin – pesquisadora da História Editorial no Brasil; Giuseppe Puorto – Instituto Butantan; João Luis Cardoso – Instituto Butantan; Julia Franceschi fundadora – Sociedade Brasileira de Toxinologia; Lael Vital Brazil – Filho do Cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha; Marcos Vinicius da Silva – Instituto de Infectologia Emilio Ribas; Moema Vergara – Museu de Astronomia e Ciências Afins; Pedro Federsoni – Museu do Instituto Adolpho Lutz; Rejane Lira – Universidade Federal da Bahia e Rosany Bochner – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz e Silvana Calixto - Museu do Instituto Adolpho Lutz. Esta reedição conta com a parceria da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.



Vital Brazil

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é um Instituto de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Sexta do Riso com OS FULANOS no Espaço Bolo e Guaraná

Nesta sexta-feira, 29 de abril, você não pode perder no Espaço Bolo e Guaraná  a apresentação do Show de Humor - Sexta do Riso com os Fulanos. Será um espetáculo de muito humor num espaço bem familiar no Barreto. O riso irá contaminar todo o público com um humor stand-up e esquetes onde destacam a utilização dos personagens de criação própria e imitações de personalidades do cotidiano do cenário brasileiro. A interação com a platéia é a grande sensação, mantendo um espetáculo sempre atualizado com os acontecimentos do dia-a-dia e que prende a atenção da platéia do início ao fim, e ao findar, saem de cena com gostinho de quero mais.


Serviço:
Sexta do Riso com os Fulanos
Rua Dr. March, 182 -Barreto - Niterói
29 de abril as 21h
R$20 valor de meia eingressos antecipados
R$40 valor de inteira