sábado, 12 de março de 2011

Cultura,lazer e gastronomia: Sexta do Humor com Paulinho Gogó no Barreto

Cultura,lazer e gastronomia: Sexta do Humor com Paulinho Gogó no Barreto

Cultura,lazer e gastronomia: Após a Chuva com grandes atores em Botafogo

Cultura,lazer e gastronomia: Após a Chuva com grandes atores em Botafogo

Entrevista com o publicitário e escritor Claudio Gabilan da CGA



Cláudio Gabilan fez nascer a Creative Group Arts. Um publicitário de coração têm não só muita história para contar tem também dicas para quem está entrando no mercado de trabalho.
A entrevista é sobre o início da carreira profissional, sobre a história de vida e o início da CGA e o livro que está escrevendo.


Como surgiu o prazer pela publicidade?

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo convite Bruno, acompanho seu blog e cada dia ele está melhor, parabéns!
No início não sabia muito bem o poder da Publicidade, e os efeitos que ela pode causar nas pessoas.
Quando obtive a informação do que tinha em mãos, Eu descobri que criar é um dom e que esse dom é motivo da felicidade de muitas pessoas, quando criei a minha primeira peça publicitária e vi os resultados, me senti de uma forma como nunca havia me sentido antes, não é só pelo fato de proporcionar satisfação para as pessoas, mas por você ser único. Dar forma aos sonhos das pessoas, torná-los reais, isso me dá prazer e por isso cada vez mais amo o que faço.


Como é ser um grande empresário de sucesso no ramo da publicidade?

Com certeza é muito gratificante ver que consegui chegar até aqui, não foi nada fácil. Lembro-me ainda das pessoas que diziam que eu não ia chegar a lugar algum, e das pessoas zombando do sonho de ser um empresário.
Acredito que “o que focalizamos se Expande”, Se você focalizar os comentários negativos e desmotivadores, você será uma pessoa desmotivada cada vez mais.
Porém se você focalizar seu sonho e as possibilidades de realizá-lo, mais cedo ou mais tarde ele irá se concretizar, porque todos vão desistir do seu sonho, mas você é o único que não tem esse direito. O Ramo da Publicidade é muito difícil, tem de estar por Amor. Mesmo sabendo que é a primeira coisa que o seu cliente corta quando as coisas apertam para a empresa dele. Por isso hoje me sinto muito feliz, ainda não sou 10% do empresário que serei, mas estou muito feliz por ter chegado aonde cheguei.





O que você pode dizer sobre o mercado de trabalho na área de Publicidade?

Acredito que o mercado será competitivo cada vez mais, pois nunca ouvimos tanto a palavra Publicidade como temos escutado ultimamente. As pessoas têm entendido a importância dela, e isso faz com que se identifiquem e se especializem para que possam lutar por uma vaga no mercado.
A Publicidade no Brasil é um tanto quanto medíocre devido o nível que temos de educação. Existe um emissor, a mensagem e um receptor. Se o emissor disser algo com a mensagem que o receptor não irá entender, não temos comunicação, então vejo como um reflexo da população.
Queria aproveitar para dizer algumas coisas. Não importa o que o mercado exija: MBA, Mestrado, Doutorado. Acredite sempre em você, que você pode ser uma pessoa melhor a cada dia, não importa se hoje você não é o profissional que quer ser, o que importa é aonde quer chegar. Isso valeu para mim e eu não sou melhor do que ninguém. Acredite no seu dom, claro, busque informação sempre e no final você vai ver que todos no mercado são bons, todos são excelentes, mas o que fará a diferença entre os currículos perfeitos e invejáveis são justamente as pessoas, por isso acredite em você.


Como você analisa o mercado de trabalho de comunicação social voltado para os jornalistas e publicitários?

É um excelente momento para nós! Pois nunca ouvimos e vimos tanto destaque para nós comunicólogos, as novelas estão cada vez mais dando papéis aos seus atores e atrizes no ramo, a novela “Insensato Coração” da Tv Globo é um exemplo. Estamos em evidência e isso é um marco, pois por anos desejávamos ser reconhecidos. O Mercado tem sido competitivo, as empresas têm mudado seu foco, mas ainda sim têm se aberto muitas portas, Esta evidência tem gerado nos jovens um desejo de conhecer mais sobre o Mercado Publicitário e isso tem trazido “sangue novo”, então ganhamos novas idéias, mantendo o mercado aquecido e atualizado. É o momento do NOVO.



Para você, as parcerias tem ajudado na divulgação da CGA?

A CGA tem fechado grandes parcerias, este ano tem sido excelente para nós! Temos parceria com uma das maiores agências de publicidade do Rio de Janeiro que é a Conexão Brasil (Barra da Tijuca) www.conexaobrasil.com, Temos parceria com o Estúdio RG2 (Recreio dos Bandeirantes) www.rg2imagens.com, que é uma produtora de imagem e vídeo, Temos parceria com o Escritório Fontes & Fontes da Dra. Mariana Fontes onde temos todo suporte jurídico, Também com a Bit Collor onde fazemos toda a nossa produção gráfica, Também temos Parceria com o Estúdio Voortrekker (Rio Grande do Sul) www.vtkstudio.com, que nos dão auxilio com as ilustrações e campanhas publicitárias.
Hoje a CGA é uma empresa forte e saudável não por ser a CGA, mas por não pensar de forma egoísta e sim de uma forma coletiva. Buscamos sempre as melhores parcerias para que nossos clientes tenham sempre Qualidade acima de tudo.


Como é escrever um livro que faz parte da sua vida?

É Maravilhoso, Tenho me redescoberto a cada página escrita. “Publicitário Nato” traz um pouco da minha história e das experiências que me marcaram, quero compartilhar com os marinheiros de primeira viagem os desafios desta carreira. Quando iniciei senti falta de livros assim, e Por não ter as ferramentas necessárias acabava virando presa fácil. Este livro será distribuído através do Blog da CGA, de forma totalmente gratuita. Tem sido maravilhoso escrever e espero que gostem do resultado final.


Capa do livro: Publicitário Nato (foto Claudio Gabilan)