domingo, 2 de outubro de 2011

Suícidio e o Mundo do Trabalho será tema de palestra no HUPE/UERJ

Nesta terça-feira, 04 de outubro ocorrerá mais um evento do Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho que acontecerá no Anfiteatro Washington Loielo, do Setor de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ: é a palestra “Suicídio e o mundo do trabalho”, que será ministrada pelo professor da USP, Nilson Berenchtein Netto.
Segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade-SIM, do Ministério da Saúde, apenas em 2008, 9.090 pessoas se suicidaram no Brasil, o que corresponderia a 25 mortes diárias. Ainda conforme os números divulgados, o suicídio ocupa a terceira posição entre os óbitos não naturais, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito e dos homicídios.
Apesar do Brasil ter menos de 6,5 suicídios para cada 100 mil habitantes, uma das menores taxas do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema é grave pois atinge principalmente jovens em idade produtiva e idosos.
Para o psicólogo Nilson Berenchtein Netto, que é um dos autores do livro “Do assédio moral à morte, em si – Significados sociais do suicídio no trabalho”, lançado este ano, o problema é resultado das cobranças por mais produtividade e também do assédio moral que trabalhadores sofrem.
A palestra será voltada para profissionais da área de saúde e a comunidade, com direito a certificado de presença, ocorrerá no horário de 18h30 às 20h30, no Anfiteatro Washington Loielo, do Setor de Psiquiatria, que fica no HUPE, à Av. 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: saudementaletrabalho@gmail.com


Suícidio e o Mundo do Trabalho no HUPE/UERJ (divulgação)

Serviço:
Suícidio e o Mundo do Trabalho será tema de palestra no HUPE/UERJ
Dia: 04 de outubro (terça-feira)
Horário: 18h30 às 20h30
Público: Profissionais da área de saúde e comunidade
Anfiteatro Washington Loielo, do Setor de Psiquiatria, HUPE
Avenida 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário