domingo, 9 de outubro de 2011

Festa do Dia das Crianças na Creche TAK

Uma semana inteira para comemorar o Dia das Crianças ao invés de somente um dia. As 120 crianças de 2 a 6 anos da Creche TAK, no bairro do Barreto, em Niterói, irão mergulhar no Mundo do Faz de Conta e curtirão muito com a programação, que incluirá atividades lúdicas, recreação com Melinho e seus Amigos e um lanche especial.
Os pequenos também irão mostrar que são bons de música com a banda formada por eles onde tocarão sob regência da maestrina Nadyr Alfonsi. A decoração será oferecida por Álvaro Câmaras. A festa acontecerá nesta segunda-feira, 10 de outubro e durará o dia todo. Uma tradição desde que a creche foi criada por Therezinha Calil para atender as crianças de comunidades carentes do Barreto e arredores, o evento será um acontecimento aguardado ansiosamente pelos pequenos.
A cada ano, um tema é escolhido. Segundo a coordenadora Eliane Fernandes, "o deste ano será para estimular a imaginação e a criatividade da criançada e motivará as atividades em sala de aula". Todas as professoras e recreadoras estarão vestidas de princesas dos contos de fadas, como Cinderela e Branca de Neve, por exemplo.
A Creche Comunitária TAK funciona desde 1993 e além de educar, dá alimentação e toda assistência médica e odontológica. Vez ou outra, os alunos desenvolvem atividades educativas ao ar livre e dispõem de um pomar, cujas frutas são colhidas por elas próprias e usadas na merenda. Há, ainda, um pátio com diversos brinquedos.
Crianças da Creche TAK (divulgação)

Na área interna, as instalações compreendem de salas de aula, arte e música, biblioteca, ambulatório, consultório dentário e cozinha industrial. As crianças praticam diversas modalidades esportivas e fazem três refeições diárias, preparadas por uma nutricionista. Elas ficam no local das 8h às 16h. Aquelas cujas mães não trabalham fora saemàs 12h, após o almoço. “Procuramos dar o melhor as nossas crianças. Além do currículo escolar promovemos excursões a museus, pontos turísticos, comemorações e investimos em bons hábitos”, relata Therezinha.
As crianças fazem três refeições diárias, preparadas por uma nutricionista, e ficam no local das 8h às 16h. Aquelas cujas mães não trabalham fora saem às 12 horas, após o almoço. Anualmente são oferecidas cerca de 30 vagas, para entrar é preciso passar pelo crivo da assistente social, que visita pessoalmente as famílias e as entrevista. Após a triagem, as crianças pré-selecionadas passam por exames médicos. Somente aquelas que não têm condições econômicas entram. “A TAK se compara às creches particulares, portanto, fazemos uma seleção rigorosa. Os alunos admitidos realmente não têm condições financeiras”, comenta a mestra, orgulhosa de ter entre seus funcionários dois ex-alunos: a professora do Jardim 1 Lidiane Ribeiro e o técnico de som Ricardo Vasconcellos, recém-contratado. “Sou grato por ter entrado na creche e ter conseguido trilhar o meu caminho. Foi aqui que comecei a minha formação como cidadão. Este é o meuprimeiro emprego”, observa Ricardo. “Saber que os nossos alunos foramencaminhados é a maior alegria. Isto me estimula a ficar muitos mais anos à frente da TAK”, diz a idealizadora.
A Creche Comunitária TAK é um programa de responsabilidade social da rede de academias TIO SAM - a maior de Niterói, e aceita doações. O endereço é Rua Benjamin Constant, 562.

Serviço
Dia das Crianças na Creche Comunitária TAK
Rua Benjamin Constant, 562, Barreto, Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário