quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cátia de França no Espaço Rio Carioca nesta sexta-feira

 
Para esse encontro, Cátia convidará os cantores Claudia Foureaux, Corina Viana e Edinho Queirós. Claudia Foureaux homenageia o nordeste com o show “Parte de Um Brasil” e cantará a terra de Cátia ao lado da artista. Já a carioca Corina Viana, que integra o grupo Be Bossa Kids e o dueto Ofício Amadao, traz suas influências da MPB para o show. Originário do Rio Grande do Norte, Edinho Queiróz também participa do encontro reforçando a sonoridade nordestina de múltiplas influências, traço marcante em seu trabalho e na sonoridade de Cátia de França.
A cantora, compositora, instrumentista e escritora Cátia de França tem cinco décadas de carreira e tornou-se um dos grandes nomes da MPB. Conhecida por ser uma das pioneiras a mesclar rock e música nordestina, apresenta um trabalho que é ao mesmo tempo regional e global, com suas múltiplas influências. A artista gravou cinco álbuns comparticipações de Bezerra da Silva, Chico César, Clementina de Jesus, Dominguinhos, Lulu Santos, Sivuca, entre outros.
Suas músicas mais conhecidas são: “Coito das Araras” e “KukukayaO jogo da Bruxa”, foram regravadas por importantes nomes como Amelinha, Elba Ramalho e Xangai.
A Banda é formada pelos seguintes músicos: Ayres d'Athayde (bateria), Daniel Cahon (contrabaixo), Julia Ramalho (percussão), Marcelo Buddy (gaita e sax), Raul Menezes (guitarra e violão).
Cátia iniciou sua carreira artística nos anos 60, quando participou de festivais de música popular no Brasil e viajou pela Europa com um grupo folclórico. De volta ao Brasil, foi morar no Rio deJaneiro, onde encontrou outros músicos nordestinos. Em 1979, lançou seu primeiro LP, Vinte Palavras Girando ao Redor do Sol, produzido por Zé Ramalho. O projeto contou com participações de Sivuca, Dominguinhos, Bezerra da Silva, Lulu Santos, Elba Ramalho, Amelinha e Paulo Machado. No ano seguinte, gravou o LP Estilhaços, também pela CBS, com a participação de Clementina de Jesus. Já Feliz Demais, seu terceiro LP, produzido por Paulo César, foi gravado em 1985. O disco Olinda, que teve a participação da participação da Banda Azimuth, viria um ano depois, lançado pela Lança Disco. Em 1997, Catia voltou aos estúdios ao lado de Chico César, Quinteto de Cordas da Paraíba e Xangai para gravar seu CD Avatar, lançado pela CPC Umes. Desde 2006, divulga o trabalho O Hóspede da Natureza, gravado, mas ainda inédito.



Cátia de França no Espaço Rio Carioca (divulgação)

Serviço
Data: 21 de outubro (sexta-feira)
Horário: 21 horas
Espaço Rio Carioca p Rua das Laranjeiras, 307 (anexo).
Participações: Claudia Foureaux, Corina Viana e Edinho Queirós
Couvert: R$ 25 / Lista amiga: R$ 20.
Enviar nome completo e indicar “ERC” para caju.produtora@gmail.com até 20/10).
Informações: (21) 22257332
www.espacoriocarioca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário