terça-feira, 23 de agosto de 2011

Samba da Alforria com Tia Surica da Portela nesta sexta-feira no Grajaú Tênis Clube

Sambista carioca, ex-intérprete de samba-enredo e atualmente uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela, Tia Surica é uma referencia no mundo do Samba. Nascida em Madureira, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, conhecido como Pio.
O apelido "Surica", foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena. Em 1966, foi puxadora do samba-enredo "Memórias de um Sargento de Milícias", de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.
Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como "Cafofo da Surica", é palco de festas memoráveis.
Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela Fina Flor, seu primeiro Cd cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice.
O Samba da Alforria trouxe de volta ao Rio o clima saudoso do samba boêmio, executado com maestria, samba pra dançar e cantar. Com um côro de pastoras, de respeito.
A roda chama-se “Samba da Alforria”, por uma referência aos abolicionistas e também por vir na contra-mão do que é mais propagado. Libertação é a palavra de ordem do Samba da Alforria. Liberdade para tocar e cantar músicas maravilhosas que esquecidas pelas rádios mais populares, voltam ao seu lugar de origem: A boêmia carioca.

 Samba da Alforria recebe Tia Surica da Portela (Divulgação)

Serviço
Samba da Alforria recebe Tia Surica da Portela
Data: 26 de agosto (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Grajaú Tênis Clube - Avenida Engenheiro Richard, 83 - Grajaú - Rio de Janeiro
Entrada: R$ 10 (Preço Popular)
Informações: (21) 8384-5010 (Luciano Santos), (21) 8384-5031 (Flávia Castro)
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário