quarta-feira, 1 de junho de 2011

Instituto Vital Brazil completa 92 anos nesta sexta-feira

O Instituto Vital Brazil estará em festa nesta sexta-feira, dia 3 de junho, o instituto completará 92 anos a serviço da ciência e da vida. Para comemorar quase um século, o tradicional produtor de soros hiperimunes preparou um dia de festa e aprendizado. A programação está repleta de atividades para crianças e adultos.
Na parte da manhã os visitantes poderão assistir a tradicional extração de veneno aberta ao público. Durante a extração, biólogos e pesquisadores do instituto explicam passo a passo a retirada do veneno de cobras e escorpiões e depois respondem às dúvidas que surgem. Essa é uma maneira de incentivar a preservação dos animais por meio do conhecimento.
As pessoas também poderão conhecer a exposição de animais peçonhentos vivos. São exemplares de cobras, aranhas e escorpiões venenosos, que ficarão expostos em caixas transparentes, para que o público possa observar detalhadamente os animais.
Os visitantes poderão levar para casa, um guia de bolso, que contém fotos de animais peçonhentos e não peçonhentos, para ajudar na identificação, em caso de acidente. No guia de bolso também será possível encontrar a lista com todos os polos de atendimento do estado do Rio de Janeiro. O soro antiofídico (contra veneno de animais peçonhentos) é aplicado somente nesses polos de atendimento e não pode ser vendido. É um serviço gratuito.
As atividades serão encerradas com chave de ouro: parabéns com direito a bolo para o instituto. A exposição com animais peçonhentos vivos ficará aberta ao público no jardim do Vital Brazil, no dia 3 e do dia 6 a 9 de junho, das 9h às 16h.       

Confira a programação do dia 3 de junho:
9h30 – Exposição de coelhos e camundongos
10h - Extração de veneno de cobras e escorpião.
10h50 - Hora do bolo
11h - Visita à exposição permanente




O Instituto Vital Brazil (http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro vinculado à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. O Instituto é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.